sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Paraplegia em cães



A paraplegia é a incapacidade total do animal sentir e movimentar os membros pélvicos, e diversas são as causas para que ocorra essa situação, como compressões medulares, doenças degenerativas, traumas medulares (atropelamentos), entre outros.
 
Em alguns casos além da perda de movimentação dos membros posteriores, eles podem também perder a capacidade de urinar sozinhos, sendo necessário que seja realizado massagem vesical (bexiga), para ajudar o animal urinar, e esse procedimento deve ser repetido algumas vezes por dia, para evitar uma possível infecção urinária.

É importante saber que em casos de traumas na coluna sejam por atropelamento, quedas, que fizeram o animal parar de caminhar, todo tempo é precioso, pois quanto antes o animal for levado ao veterinário, maiores são as chances dele voltar a caminhar, mas passado mais de 48 horas a chances caem muito.

Mas se isso ocorrer, nem tudo esta perdido, hoje em dia existem cadeiras de rodas especialmente para os cães, e eles costumam se adaptar super bem, no inicio tanto o cão, como o proprietário terá que passar por uma adaptação, afinal é tudo novo para ambos.
 
Os principais cuidados com cães paraplégicos é mante-los em locais bem acolchoados, principalmente os cães de grande porte, pois eles acabam formando feridas por ficar muito tempo em contato com o chão, deve sempre trocar o lado que o animal esta sentado, para não deixar o peso do animal sempre do mesmo lado, os cães mesmo tendo cadeirinhas de rodas, eles não podem ficar o tempo todo nelas, então tem que por e tirar o animal da cadeirinha todos os dia, e algumas vezes por dia, e como dito anteriormente os cães que não conseguem urinar sozinho, devem receber massagens para ajuda-lo urinar.

Onde conseguir a cadeira de rodas? Existem empresas especializadas que fabricam essas cadeirinhas, eles fazem tudo sob medida, e utiliza materiais leves, tudo para facilitar na adaptação do cão.

É sim um processo trabalhoso, porém antes de pensar em algo mais drástico, é importante tentar!!

Ai vai um vídeo de um cão na cadeira de rodas!!




 Até a próxima!

Fontes:
Video: Youtube
Fotos: cachorro.me
            OLX



Terra Nova

Origem- Muitos sustentam que o Terra Nova originou-se do Cão de MOntanha dos Pirineus, grande cães brnacos que foram levados para as ilhas de Newfoundland pelos pescadores Bascos. Outra probabilidade seria o Boarhound Francês. No entanto há relatos de que provavelmente os nativos da ilha já criassem cães do tipo Mastim. É certo que este cão forte tenha se desenvolvido em Terranova, Canadá, e lá tenha se adaptado.


Características- Essa raça é especialmente adaptada à natação, possui pelagem grossa e oleosa, relativamente impermeável à água que o protege de longos invernos e das águas geladas que circundam a ilha, uma imensa força física que o permite nadar e arrastando barcos com várias pessoas à bordo até mesmo contra a correnteza, esses cães possuem membranas entre os dedos para aumentar seu impulso na água, grandes pulmões e enorme resistência física ao cansaço.

Até hoje é a raça que se destaca como cão de salvamento na água em todo o mundo. Clubes especializados na raça realizam teste deaptidão para evitar que as qualidades naturais do Terra Nova como salva vidas se percam, esstes testes incluem o resgate de pessoas na água e tração de pequenos barcos. Sua grande força física tambem fizeram dele um bom cão de tração.

A raça é dócil, mansa, paciente e adora crianças. É muito fiel ao dono e adora sua família, é sensível e calmo com temperamento tranquilo e possui um senso de responsabilidade bastante forte, é um salvador por instinto.

Este cão adora água e prefere o frio. Não é um cão de guarda apesar de seu tamanho, que pode assustar quem não conheça a raça, não desconfia de estranhos sendo considerado uma das raças menos recomendada para fazer guarda. A raça é muito inteligente e responde ao adestramento melhor que muitas outras raças.

O Terra Nova é uma raça muito calma mas que necessita de um espaço para se exercitar, podem chegar a 71cm e pesar em média 68 kg, não gosta de ficar só e muito menos preso como qualquer outro cão. Seu pêlo não precisa de muitos cuidados mas deve ser escovado 2 vezes por semana.






Fontes:

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir

O livro "97 maneiras de fazer seu cachorro sorrir" é ótimo para momentos de diversão com seu bichinho! E para cada uma dessas 97 dicas, uma foto diferente e fofa de cachorros que no final do livro, recebem seus devidos créditos.
O livro da enfermeira veterinária Jenny Langhbehn, com fotos de Pat Doyle é super legal para estreitar os laços com seu fiel companheiro.
Confira agora algumas dessas dicas divertidas. Eu recomendo!

3. Você está ficando com sono...
Usando o dedo indicador, alise toda a extensão do focinho do seu cão lentamente, na direção em que os pêlos crescem.
11. Coce embaixo da coleira do seu cão
Geralmente não se faz carinho nesse ponto vital, mas muitos cachorros se derretem quando essa área é acariciada.
20. Dance juntinho
Coloque as patas do seu cão na sua cintura e caia na dança!
OBS.: Aconselhável para cães de maior porte. Os menores preferem dançar sozinhos.
39. "Luke Skywalker, eu sou seu pai!"
Fale com seu cachorro através do tubo de papelão do papel-toalha ou do papel higiênico. Ele vai amar a sua voz de Darth Vader!
46. Esfregar ao contrário
Acaricie o seu cachorro no sentido contrário ao do crescimento do pêlo.
51. "Acelera, Ayrton!"
Faça uma pista de obstáculos no jardim e aposte corrida com seu cachorro. De novo! De novo!
OBS.: Lembre-se de que os cães adoram trapacear.
68. Os cachorros adoram rimas
Crie um poema em homenagem às qualidades do seu cachorro e recite-o em voz alta.
72. "É um pássaro? É um avião?"
Vista uma capa e corra feito um super-herói. O cachorro vai adorar ser o seu parceiro e achar graça da sua roupa esquisita.
82. A catapulta
Use um estilingue ou uma colher para catapultar grãos de ração para o seu cachorro caçar.
91. Pula-pula
Pule sem parar. Com um pé só! Com os dois! Todo mundo agora!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Seja saudável: tenha um pet!

Não é de hoje que se sabe que os pets fazem bem à saúde humana. Desde filmes, histórias que ouvimos que o cão ou gato foi fundamental para melhorar a qualidade de vida de uma pessoa, até estudos científicos, como é o caso do auxílio de cães para pessoas epiléticas e cegas. Aqui estão os principais motivos que um pet nos proporciona e nos torna mais saudáveis:

Coração
Vários estudos revelam que donos de pets tem menores porcentagens nas estatísticas de doenças cardiovasculares, que aqueles que não tem pet, incluindo níveis de pressão, colesterol e triglicerídeos. Além é claro, do sentimento de amor que seu pet te proporciona, e que faz muito bem a saúde.







Exercícios
Neste caso, os cães estão sempre prontos pra uma boa caminhada, um passeio pelo parque, uma corrida, enfim, eles são sempre uma ótima companhia e nunca recusarão um passeio, além do que, um cão precisa de exercício, sendo esta uma ótima oportunidade para você praticar uma atividade física. Aproveite!
 







Vida pessoal
Passear com seu pet confere a você oportunidades de fazer novas amizades, conhecer donos de outros cães, aproximar-se de sua comunidade, de seus vizinhos, conhecendo inclusive, pessoas com o mesmo interesse que você.









Sistema imune
Mesmo que ninguém goste de ter que limpar a casa, ou mesmo limpar o próprio cão (afinal, eles fazem sujeira e bagunça sim!) esta é uma oportunidade para tornar seu organismo mais resistente, tanto á poeiras e processos alérgicos. Além disso, estudos demonstram que crianças expostas a animais desde pequenas tem menos chances de desenvolver asma e alergias (leia aqui).








Humor
Cuidar de um animal de estimação reduz estresse, depressão, ansiedade e aumenta a energia. E não somente esses benefícios são notáveis em doentes ou idosos, mas sim em todas as pessoas, uma vez que donos de pets tem níveis elevados de substâncias responsáveis pelos sentimentos de alegria, satisfação e prazer.

Ter um pet, é sinônimo de ser saudável! Sim, eles dão trabalho, necessitam de cuidados gerais e especiais, mas o benefício que trazem à sua vida e à da sua família são infinitamente maiores!


"Pode-se viver sem um cão, mas não vale a pena."


 

Galera, lembram do post passado, o anúncio dos cães desaparecidos na região de Londrina-PR. Eles foram encontrados! Os dois estão bem, e já estão com seus donos. Muito obrigada a você que nos ajudou a divulgar! Nós, do ConscienciaPet agradecemos de coração a sua ajuda!


Até a próxima!

domingo, 18 de setembro de 2011

Banhos em Pet Shop/Clínica - CUIDADOS

Gente, essa semana um amigo levou a cachorrinha dele para tomar banho em uma clínica e ela voltou com algumas luxações. Então resolvi postar alguns cuidados que você deve ter na hora de mandar o seu pet para um banho.

Escolha do local: procure conhecer o local antes, seja chato, peça para ver o local onde dão o banho e onde o animal vai ficar. Os bichinhos devem ficar em gaiolas individuais, o local deve ser limpo com tanques apropriados para o banho. Acho bem legal os locais onde da para você ver o banho do lado de fora, como vitrines.

Antes de ir para o banho: observe seu animal, pêlos, pele, se ele está andando normal, se apresenta vômitos ou diarréias, se está ativo. Isso vai ajudar a notar depois se algo errado aconteceu no Pet Shop.

Depois do banho: vale toda a observação de novo, e repare também se eles voltam felizes ou estressado do banho. Normalmente os animais tendem a voltar felizes do banho, se eles voltam tristes, tremendo, muito cansados é porque estão sofrendo muito estresse.

Para quem tem animais bravos: exija o uso de focinheira no seu animal, além de garantir a segurança do funcionário, evita que o seu animal assuste alguém e acabe machucado.

Fica a dica: se na próxima vez que ele for tomar banho, ele não quiser ir, ficar com medo, chorar, é porque pode ter algo errado.

Bom é isso, tenha sempre um local de confiança para mandar o seu bichinho tomar banho, se for o seu primeiro animal procure locais recomendados por conhecidos.

Até a próxima!

Desaparecidos:


Esses são a Gorda e o Marley. Eles desapareceram hoje em Londrina próximo a UEL. Os dois estão de coleira e guia. Se alguém tiver notícias procure alguém da Republica Catapultas. 
Esse é o Facebook que divulgou a foto: http://www.facebook.com/profile.php?id=1767621444&sk=wall