sexta-feira, 15 de julho de 2011

FURÕES

Assim como eu, existem várias pessoas que gostariam de ter um Ferret ou também conhecido por nós brasileiros pelo nome de Furão,mas por não conhecer muito sobre esse animalzinho acabam não adquirindo.

O Furão tem o nome científico de Mustela putorius furo, são primos de outros animais como gambás, doninhas e lontras, e não são roedores como muitos pensam.

Esses bichinhos são cheios de energia e curiosidade garantindo muito diversão aos seus donos.

A expectativa de vida pode ser muito variável , mas a esperança média de vida está entre 3 a 6 anos tendo os casos raros onde podem chegar a viver até os 12 anos.

Os Furões gastam a maior parte do seu tempo dormindo que duram entre 12 a 18 horas por dia sendo muito ativos ao despertar.

Embora pareçam, mas não são animais de gaiolas, o ideal seria que ficassem soltos pela casa mas infelizmente por serem muito curiosos acabam se enfiando em lugares menos explorados onde podem se ferir ou até msmo morrer.

As gaiolas recomendadas são as de grades de metal, com uma toalha velha ou até mesmo um pano que não use mais, mas verifique o material para evitar que as unhas dele se enganchem. Além da água, da comida e da caixinha de areia é interessante também colocar brinquedos, uma rede é bastante comum, onde eles gostam muito de deitar, além de túneis, sem esquecer de deixar um espaço livre nessa gaiola, onde esses animais gostam muito de se esticar.

Assim como os gatos, os furões podem usar uma caixinha de areia para fazerem suas necessidade bastando um pouco de treinamento.

Gostam muito de banhos, mas não se recomenda a frequência, sendo o mensalmente o ideal, já que a sua pele é extremamente seca. É recomendado o uso de xampus próprios e sempre banhar o animal em água morna,secando-o após, não esquecendo de cortar as unhas, mas cuidado para não cortar a veia e machucar o animal e se necessário peça ajuda a outra pessoa e em especial a um médico veterinário.

A limpeza das orelhas são muito importantes, recomendado uma vez ao mês com uso de óleos evitando assim infecções.

São animais extremamente sociais entre si, sendo assim indicado a criação de pelo menos 3 furões pois é muito comum casos em que esses bichinhos venham a morrer e após alguns dias o seu companheiro também, devido a solidão e a depressão causada pela morte de seu companheiro. A criação solitária é possível desde que acompanhada de perto e com bastante atenção e disponibilização de tempo para brincadeiras e passeios.

O Furão é um animal carnívoro, mas também come frutos, cereais e nozes. Hoje em dia já existem rações especiais que podem ser compradas em casas especializadas e até mesmo em redes de supermercados. Não é indicado o uso de rações de outros animais mas no caso de não conseguir adquirir a ração especial para eles podemos oferecer ração de gato já que essa possuem grande quantidades de gorduras e proteínas que são essenciais para o metabolismo do animal.

O alimento, assim como a água, deve estar a disposição do animal o dia inteiro, é aconselhável também dar algumas frutas, em sua maioria as frutas secas, sem semente como a uva passa, banana e pêra. Mas se notar qualquer alteração nas fezes suspenda o que você havia dado de diferente.

O cheiro almiscarado (forte odor) desses animais é da sua própria natureza, se quisermos ter um temos que aprender a lidar com o cheiro. O odor pode ser diminuido através de boa alimentação e higienização.

Os preços variam de R$ 800,00 a R$ 1200.00, dependendo sempre do lugar onde se adquire, além da gaiola,os acessórios, as vacinas e eventualmente a visita ao médico veterinário, recomendada ser pelo menos uma vez ao ano pelo fato dos Furões serem animais que escondem os sintomas das doenças.

Nunca comprem esses animais por impulso assim como outras espécies, pois essa atitude acaba levando ao abandono.

Esses bichinhos são muito agradáveis e como qualquer outro dão trabalho, preocupações e gastos, exigindo muita atenção e tempo. Então antes de adquirir qualquer animal lembre-se disso.


Até a próximo post!!




quinta-feira, 14 de julho de 2011

Cavalos são "pets" também!


Você, que é proprietário de um cavalo, lembre-se que ele também precisa de você!

Cavalos são brincalhões e espertos, reconhecem seus donos e também têm sentimentos. Não são apenas objetos de esporte.

Escove o pêlo de seu cavalo antes de montá-lo, para tirar a poeira e deixá-lo mais brilhante! Escove a crina, o rabo e corte-os, para manter sempre bonito!

Depois de montar, lembre de sempre dar banho! Os animais também gostam de se refrescar depois de um dia de trabalho.

Vez em quando agrade seu bixo com guloseimas! Cenoura, maçã, torrões de açúcar são os preferidos! Em caso de um bom treino, guloseimas são SEMPRE uma ótima recompensa.

Deixe-os soltos de vez em quando, para eles poderem correr, se esticar e comer grama. Não faz bem para nenhum ser vivo ficar trancado todos os dias.

Verifique a cama, se está fofa, seca e, principalmente, exija que esteja SEMPRE limpa! É lá que seu animal dorme. Uma cama descuidada poderá trazer problemas de saúde.

Se seu animal é muito agitado, brinquedinhos para pendurar nas baias são uma ótima opção. Isso os distrai e impede de criar manias desagradáveis, como escoicear ou roer a porta das baias.

Quando em viagens, sempre proteja seu animal com capas, ligas, e outros protetores que existem no mercado. Isso evita que o animal se machuque ou danifique seu pêlo.

Mantenha sempre contato com seu cavalo, não deixe-o apenas com seu tratador. É importante formar um vínculo com seu animal, pois ele precisa de carinho e atenção. Conhecendo-o melhor, você saberá o que é melhor pra ele e isso será recíproco. Duplas são formadas assim!

terça-feira, 12 de julho de 2011

VALEU A PENA!

A denúncia feita alguns dias atrás, sobre o envenenamento de cães e gatos na região de São Paulo teve resultado! A Rede Record apresentou uma reportagem mostrando o que está acontecendo na Vila Baruel!! Ficamos muito contentes, e esperamos que isso não se repita, nem lá, nem em qualquer outro lugar. É muito bom saber que os nossos animais são defendidos por pessoas que os amam, e nós os amamos MUITO!!

Até a próxima!!

domingo, 10 de julho de 2011

Diferença social no mundo animal (Panico na TV)

Pois é, as classes sociais também atingem eles. Infelizmente existe diferenças gritantes que, na minha opinião, precisavam começar a diminuir. Você pode ver um pouquinho desses dois mundos diferentes no vídeo abaixo:


Infelizmente situações como essa da Dona Marinalva são maioria, e a festa junina no hotel luxuoso acaba sendo restrita para poucos. O maior problema é a situação precária que esses animais se encontram e a falta de cuidados especiais. A unica forma de reverter essa situação é adotando.
Então fica a dica: adote um desses animais carentes, o apelo vai principalmente para quem frequenta hotéis e spas caninos que com certeza pode dividir um pouco desse luxo com um pet que precisa.