terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gastrite por cuidado excessivo


Olá pessoal, essa semana estava navegando pelo site da Veja, e me deparei com uma reportagem muito interessante, que falava a respeito de que ao tratar seu pet como gente, você pode provocar gastrite nele. Vamos então falar sobre os pontos importantes deste assunto.

A gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal, e pode ser devido inúmeras causas:
- Alimentação: dietas à base de salame, pizza, bolacha e doces; excesso de sal, gordura e condimentos; comida muito fria ou muito quente; volume excessivo de comida.
- Corpo estranho: ingestão de objetos que se alojam no estômago e causam irritação local.
- Estresse: nesses casos, pra vocês entenderem melhor, basta comparar com a “famosa” gastrite nervosa em humanos. Qualquer fator que deixe seu animal estressado, como passar  dia sozinho em casa, introdução de um novo animal em casa, etc.
- Remédios: principalmente antiinflamatórios e corticóides; além das medicações usadas pelo donos administradas pelo dono ao animal sem aval veterinário.
- Doenças: alterações no esôfago, insuficiência renal e hepática e algumas infecções.
- Alergia alimentar: Alguns animais, e isso tem se tornado cada vez mais comum, desenvolvem alergia a algum tipo específico de alimento, e dentre eles, alergia à proteína da carne de vaca tem sido bastante relatada.



 
FIQUE ATENTO! 
Um cão ou gato com gastrite pode apresentar os seguintes sintomas:
- Mudança de comportamento: o animal fica mais amuado, quieto, e arqueado (pela dor abdominal).
- Distúrbio alimentar: ou ele não come ou come e depois vomita ou ainda passa a querer coisas que não costumava consumir.
- Fezes escuras, enegrecidas e/ou com presença de sangue.
- Cão vegetariano: quando um cão passa a comer plantas por vontade própria, pode ser um indicativo de que ele esteja procurando algo para comer que proteja seu estômago, MAS nem todo cão que aprecia o verde tem problemas no estômago, uma vez que os cães não são animais estritamente carnívoros. PORÉM, um gato, e este sim é estritamente carnívoro, se estiver ingerindo plantas/ alimentos verdes por conta própria, o que não é normal, deve ser encaminhando a uma consulta veterinária.

Ao perceber algum destes sintomas, leve seu pet ao veterinário, e evite problemas mais sérios. Uma simples gastrite, se não tratada, ou tratada erroneamente, pode evoluir para úlceras e até perfuração do estômago, e em casos graves, levar o animal a morte.


POR ISSO, A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!





LEMBRE-SE:
- NUNCA AUTO-MEDIQUE SEU CÃO!
- AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE UM CÃO OU GATO SÃO ENCONTRADAS EM RAÇÕES, A NÃO SER EM CASOS DE ORIENTAÇÃO VETERINÁRIA, NÃO FORNEÇA A SEU PET SEU MENU DE REFEIÇÕES, É PRO BEM DELE!
- EVITE AO MÁXIMO PETISCOS QUE NÃO SEJAM DA LINHA VETERINÁRIA!
- QUALQUER SUSPEITA DE GASTRITE, LEVE-O AO VETERINÁRIO!


Por hoje é isso.

Muito obrigada e até a próxima!

Fontes: VEJA
              Getty Images

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Receitas de petiscos caseiros



Hambúrguer de Festa


Receitinha: rende mais ou menos 100gramas
2- peitos de frango

30gr- de fígado de frango
30 gr- de salsinha picada
1-dente de alho pequeno
2 g- de casca de ovo em pó*
½ xic- de arroz cozido
farinha de rosca pra dar liga

Coloque no processador de alimentos (ou liquidificador) todos os ingredientes, exceto o arroz e a farinha de rosca. Bata bem até formar uma pasta.
Transfira a pasta para uma tigela e acrescente o arroz e a farinha de rosca até conseguir formar com as mãos bolinhas no formato de hambúrguer.
Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 30 min.
Esquente a frigideira com um pouco de óleo e dê uma douradinha de leve no hambúrguer.


* Para fazer o pó (excelente fonte de cálcio) junte 12 cascas de ovos bem sequinhos e leve para dourar no forno baixinho. Bata as cascas no liquidificador até virar pó e coloque em uma travessa com 200ml de água com uma colher de sopa de suco de limão. Volte para o forno e deixe a água evaporar.

Casinhas picantes de Gengibre
Taí um petisco incrível para cães que adoram se exercitar!

Com gostinho picante pra afastar qualquer desânimo, uma pitada de gengibre ajuda na digestão e estimula a circulação. Já o Melado de Cana é uma excelente fonte de energia, rico em Potássio, Ferro e em vitamina do complexo B, que age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Aproveite os benefícios e leve meia dúzia no bolso qdo for caminhar com o seu parceirão!


Receitinha : faz 30 bolachinhas-
-2 colh.de sopa de Gengibre fresco ralado
-4 xic. de Farinha de Trigo Integral
-2 colh. de chá de Canela
-1/2 xic. de Água
-1/2 xic. de Melado de Cana (Prefira os artesanais, bem escuros e sem aditivos)

1- Misture o gengibre, a farinha e a canela
2- Devagar , adicione a água e o melado aos secos até formar uma massa firme
3- Abra a massa com o rolo + ou - na espessura de 2,5cm
4- Corte no formato que desejar e transfira os biscoitos para uma assadeira untada
5- Asse em temperatura média (180°C) de 25-30 minutos ou até dourar e secar.

* Este petisco não deve ser consumido por cães diabéticos.




Chocolate

Cães adoram sabores doces e não dispensam uma mordida de chocolate oferecida por um humano generoso.

Acontece que o “elixir dos Deuses” é tóxico para eles! O chocolate contém uma metilxantina denominada teobromina presentes no cacau que agem no sistema nervoso central, no aparelho cardiovascular, rins, músculo liso e a musculatura óssea.

Estudos indicam que o consumo desta substância igual ou superior a 90 ou 100 miligramas por quilo(mg/kg)de peso corporal pode ser fatal ao cão.

Quer ver? Um tablete de 28g contém aproximadamente 346mg de teobromina.
Caso um cão de porte médio, pesando 11kg consumir 85g de chocolate cozido* vai estar ingerindo uma dose potencialmente mortal (94mg/kg)!!

Deu medo? É bom ficar esperto..mas nada de pânico se o peludo abocanhar um sonho de valsa que estava de bobeira pela casa.

O alto teor de teobromina está no cacau puro (Atenção extra com chocolates amargo e semi-amargo). Adicionando açúcar, manteiga de cacau e o leite na barrinha a quantidade de teobromina se dilui significativamente.

Não baixe a guarda ainda! O perigo da toxicidade está na ingestão acidental de grandes quantidades! Seja branco, ao leite, doce ou amargo o risco ainda é forte! E a melhor forma de evitar um susto é guardar as guloseimas em lugares inacessíveis para os animais.

O chococate cozido (licor de chocolate) é a substância base para todos os produtos de chocolate que se fabricam.





Bolo de Aniversário para Cão


Para comemorar o aniverário de seu amigão você pode preparar o bolinho de iogurte, além de ser fácil de preparar os cães costumam adorar!


Receitinha:

-Uma xícara de farinha de trigo
-Uma xícara de farinha de trigo integral
-Um terço de xícara de mel
-Uma colher e meia de chá de fermento em pó
-Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
-meia colher de chá de canela
-Uma xícara de suco de maçã sem açúcar
-Dois ovos
-Uma xícara de iogurte natural

Pré aqueça o forno em temperatura média (180 graus),enquanto bate todos os ingredientes na batedeira e despeje a massa em uma assadeira média ou forminhas de muffim.Asse por 35 minutos ou até que você possa espetar um palito e ele saia seco.

Para rechear ou fazer uma boa cobertura você pode usar iogurte natural com pedaços de frutas (banana, maçã ou frutas vermelhas), cream cheese light ou alfarroba, fruto do mediterrâneo( encontrada em casa de produtos naturais) muito parecido com o cacau, mas que não contém cafeína nem teobromina, presentes no chocolate e nocivos aos pets.Nunca use chocolate na receita!

É importante lembrar que estes agrados só podem ser consumidos por cães saudáveis, sem alergias ou obesidade.Para não ter erro, é sempre bom acostumar o nosso pet com receitas bem simples com ingredientes frescos, integrais (farinha de trigo integral, flocos de aveia, farinha de arroz, germe de trigo, etc.) e orgânicos.

Bom gente espero que tenham gostado e que seus bichinhos também...existem muitas outras receitas mas não dá para colocar todas em um post só....aos poucos vou colocando mais! ;)



Fontes: livro Nutrição Canina e Felina e Pet comidinhas


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Leite UHT

Aqui vai um pouquinho d conhecimento para aqueles que gostam de leite: leite UHT, mais conhecido como "leite longa vida"!

O leite UHT (Ultra High Temperature), também conhecido como Longa Vida, é obtido pelo processo de Temperatura Ultra Alta de Pasteurização. O Leite é homogeneizado e submetido a uma temperatura de 130 a 150º, entre 2 e 4 segundos, e imediatamente resfriado a uma temperatura inferior a 32ºC.

Este processo permite eliminar todas as bactérias, inclusive as boas, com isso as propriedades do leite são conservadas sem a necessidade de refrigeração.

O calor intenso modifica as proteínas, prejudicando o processo da digestão do leite, a perda de vitaminas, assim como os lactobacilos e destruição da lisina.
A embalagem na qual o leite UHT fica confinado para comércio é asséptica. No instante em que a embalagem é aberta, o leite fica sujeito a se contaminar e por isso o recomendável é que, depois de aberto, o produto seja armazenado na geladeira e consumido em até 3 dias. O prazo de validade da embalagem fechada é de 180 dias.
A composição do leite longa vida pode variar em relação ao percentual de gordura:

Leite Integral UHT: composto por 3,0% de gorduras totais, 2,0% de gorduras saturadas, 3,0% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Cada 100g do produto contém cerca de 58 Kcal.

Leite semidesnatado UHT: possui menos gordura: 2,0% de gorduras totais, 1,2% de gorduras saturadas, 3,1% de proteínas e 4,6% de carboidratos. Cada 100g fornece cerca de 50 Kcal.

Leite desnatado UHT: o teor de gordura não pode ultrapassar 0,5%, sendo assim, apresenta um máximo de 0,5% de gorduras totais, 0% de gorduras saturadas, 3% de proteínas e 4,5% de carboidratos. Como o próprio nome já diz, no processo de obtenção do leite desnatado, a nata é retirada. Cada 100g fornece apenas cerca de 30 kcal.


http://www.brasilescola.com/curiosidades/composicao-leite-uht.htm

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Fisioterapia animal!!!


Olá pessoas!
Pedi especialmente ao nosso parceiro da Rehabpet, André Iurchiag, para nos dar informações mais detalhadas sobre esse assunto já que ele é especialista. Abaixo seguem informações e esclarecimentos sobre a fisioterapia nos animais, que é de suma importância.

"A fisioterapia veterinária tem o objetivo de reabilitar e melhorar a qualidade de vida do animal. Ela não é apenas aplicada em casos que o animal sofreu um acidente e foi submetido a uma cirurgia ortopédica, mas também em casos de doenças neurológicas como por exemplo: doenças degenerativas ou animais que contraíram cinomose e ficaram com alguma seqüela neurológica.
Também pode previnir algumas doenças como hérnia de disco através de um trabalho
de condicionamento físico e fortalecimento muscular.
Para atingir estes objetivos a fisioterapia conta com algumas modalidades terapêuticas
como:

Cinesioterapia: É uma terapia de movimento que se utiliza de alongamentos,
caminhada em pistas de obstáculos e exercícios em bola suíça (bola de Pilattes), essa
modalidade é indicada principalmente para patologias neurológicas, pós-cirurgico
ortopédico e condicionamento fisico

Termoterapia: Terapia de calor utilizada em casos de inflamação local, contratura
muscular...
Para isso é utilizado principalmente aparelhos de ultrassom terapêutico, bolsas e mantas
térmicas

Crioterapia: Terapia do frio, utilizada para diminuir edemas principalmente nas
primeiras 72 horas após um trauma (que pode ser desde um acidente, distensão, ou
ate mesmo uma intervenção cirúrgica). Nesta modalidade é utilizada principalmente
massagem com gelo, boslas de gelo e água fria.

Hidroterapia: Terapia da água,hoje em dia é uma das modalidades mais indicada pra
quase todos os casos fisioterápicos, tanto ortopédicos como também neurológicos nessa
modalidade pode ser utilizada piscinas, esteiras aquáticas e geralmente a hidroterapia
pode ser associada com a termoterapia (água quente) e a crioterapia (utilizando água
fria)

Eletroterapia: Terapia que se utiliza de corrente elétrica e é subdividida em duas
modalidades: TENS (Transcutaneous electrical nerve stimulation) e é extremamente
útil para analgesia e FES (Functional Electrical Stimulation) que é indicado
principalmente em casos de atrofia muscular.

Laserterapia: É uma terapia bastante nova na veterinária, que se utiliza da aplicação de
laser de baixa intensidade, O laser na veterinária tem uma INFINIDADE de indicações,
na fisioterapia a laserterapia é utilizada para analgesia, como anti inflamatório e
cicatrização.

A fisioterapia pode auxiliar em muitos casos, seja para reabilitação como para
condicionamento físico para evitar doenças."

Fale com seu veterinário.

Mais informações em:

http://www.facebook.com/rehabpet

http://www.rehabpetno.blogspot.com/

Aqui seguem os links para os casos do Dr. André, todos atendidos com Fisioterapia!

Animal com seqüela de cinomose fazendo cinesioterapia

http://www.facebook.com/photo.php?
fbid=298803470146562&set=pu.219248328102077&type=1&theater


Pastora alemã com displasia fazendo TENS
http://www.facebook.com/photo.php?
fbid=316190915074484&set=a.230599203633656.75896.219248328102077&type=1&
theater


Labrador com hérnia de disco reabilitado apenas com laser

http://www.youtube.com/watch?v=GSmMZ4qQaKQ&feature=player_embedded

Agradeço ao André que nos disponibilizou essas informações, qualquer dúvida entre em contato com seu veterinário ou nos links acima.
Lembrando que a fisioterapia não deve ser realizada sem o acompanhamento veterinário!
Por hoje é isso e até a próxima!!

domingo, 20 de novembro de 2011

Onde posso ir com o meu cachorro?!

Gente encontrei um site bem legal, o Aqui Pode! O site mostra os lugares onde você pode ir com o seu cachorro, além de lugares com atendimento especial para cadeirantes, bebês, crianças e vários outros.
O legal é que existem bares, restaurantes, cafés e até cinema onde você pode entrar com o seu dog! 
Infelizmente aqui em Londrina não têm nenhum lugar. Pelo menos não listado no site. Se você conhecer algum lugar que não está lá é só indicar e aí eles confirmam e incluem no site.
Para quem é de São Paulo a dica é boa, têm vários lugares pra ir com o seu pet!

Por Hoje é isso gente. Fica a dica!




Restaurante Villa Tavola em São Paulo onde os bichinhos têm um lugar especial para ficar! Com casinhas, água e ração.

sábado, 19 de novembro de 2011

Cãominhada

Pessoal, amanhã (20/11) em Londrina vai acontecer o  2°  Londrina em movimento, onde estarão envolvidos os cursos de  Medicina Veterinária, Educação Física, Gastronomia, Fisioterapia, Estética e Imagem Pessoal, Enfermagem, Agronomia, Engenharia de Alimentos,Ciências Aeronáuticase Gestão Ambiental da UNOPAR.



Neste evento terá quiosques para atendimento à população para aferição de pressão arterial, orientações nas academias ao ar livre, avaliação física, avaliação da função pulmonar (campanha antitabagismo), demonstração de culinária saudável, distribuição de barras de cereais, distribuição de mudas de frutas e hortaliças e outras atividades.

CÃOMINHADA

A cãominhada também fará parte do 2° Londrina em movimento, que é promovido pelo curso de Medicina Veterinária com a intenção de realizar uma interação entre crianças e os animais, e também realizar arrecadação de alimentos para doação.
Os animais poderão passar por uma avalição física, para comprovar que estão em condições de enfrentar a caminhada de 2,8 km ao redor do Lago Igapó 2, e o calor.
Haverá também a escolha do cão mais excêntrico, com premiação!!


SOS Vida Animal


No mesmo local vão ter cães e gatos da ONG SOS Vida Animal para adoção.

O evento será realizado dia 20 de Novembro (Domingo), no aterro do Lago Igapó II, das 8h30 às 12 horas e das 15h30 às 18 horas. Mas a CÃOMINHADA terá inicio às 9h30.

Bom galera vamos comparecer que o evento será bem bacana!


Até a proxima!

Fonte: UNOPAR

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Projeto Gota D'Água

Pessoal, hoje estou aqui para falar de um outro assunto. Não tão diferente, pois tudo está um pouco conectado!
O Projeto Gota D'Água foi criado por pessoas com experiência na área de comunicação para dar voz ao povo brasileiro, se engajando em idéias que impactam o país, mobilizando a sociedade para causas socioambientais e um mundo melhor.
A primeira campanha discute o projeto de construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Xingu, Pará.
Um abaixo assinado foi feito para que alguma atitude correta seja tomada em relação a isso, com participação de vários artistas ativistas.
Então, caso queira colaborar, entre no site abaixo e clique em ASSINE AQUI! Faça sua parte por um mundo melhor, mais sustentável, mais saudável! E pras pessoas que querem ajudar com doações, no site, no link BLOG, eles explicam como isso pode ser feito!
Colabore da sua maneira. Ao menos assine a petição e pense que a sua parte você fez.

Página do Facebook para curtir http://www.facebook.com/profile.php?id=100000505023928&ref=tn_tnmn#!/pages/Projeto-Gota-D%C3%81gua/126497567449729?sk=info
Página do projeto http://www.movimentogotadagua.com.br/

É a Gota D' Água +10 from Movimento Gota d' Agua on Vimeo.

Petiscos e Guloseimas: Dar ou Não dar?

Olá pessoal, hoje estava na internet e descobri uma padaria para cachorros muito legal!!! Então resolvi postar sobre petiscos e guloseimas.

É muito gostoso ver o nosso animal de estimação saborear um petisco com satisfação, mas quando devo oferecer esses petiscos? Será que essas guloseimas vão deixar meu animal mal nutrido e obeso?
Nesse post mostraremos como usá-los bem e quais os pontos benéficos e maléficos dessa prática.

Mais interação, educação e obediência

É surpreendente como a inclusão de recompensas na rotina diária do nosso animal de estimação pode melhorar o convívio com ele. Por exemplo, em vez de se perder um tempão tentando colocar a guia no cão agitado, ansioso por passear, podemos resolver o assunto em alguns segundos. Basta ter uma guloseima numa das mãos para recompensá-lo depois que a guia for posta.

Recurso poderoso, o petisco dado logo após o pet ter se comportado de acordo com o desejado, ajuda a ensinar pequenas rotinas, como vir quando chamado (dá-se o prêmio assim que o animal chegar) e a corrigir maus hábitos, como a excitação exagerada ao receber carinho (o petisco é dado assim que o pet ficar tranqüilo ao ser acariciado).

Em vez de simplesmente oferecer guloseimas ao pet para agradá-lo, faça-o conquistá-las, aproveitando para estimular o bom relacionamento com ele e para deixá-lo motivado. Dar o petisco depois de uma troca de carinhos ou de brincar um pouco com o animal aumenta a interação. Se for um cão ou gato, pode-se aproveitar para treinar e reforçar comandos de obediência. Por exemplo, diga "dá a pata", mostre onde quer que ele a coloque e dê o petisco quando você for obedecido. De maneira semelhente, praticam-se outros comandos como o "deita" e o "senta".

Menos tédio e compulsão
Uma possibilidade oferecida pelas guloseimas é a de proporcionar exercício ao cão ou gato, estimulando também o faro e a visão. Escondem-se alguns petiscos em diferentes lugares e o animal sai à procura. É uma simulação da caça, atividade que ocupava grande parte do dia dos ancestrais dos nossos pets, na qual todos os sentidos precisavam ser usados. Com o fim das caçadas, depois que os animais de estimação passaram a receber as refeições servidas por humanos, a falta do que fazer tornou-se uma grande causa de tédio e sedentarismo e das suas conseqüências, como a compulsão e a depressão. Proporcionar atividades ajuda a combater esses males, responsáveis por objetos destruídos dentro de casa, por salas desarrumadas e por buracos no jardim, entre outros problemas.

Petiscos à mão na hora certa
Para não perder oportunidades de recompensar o pet no momento certo, mantenha petiscos em pequenos recipientes, em locais estratégicos e fora do alcance dos animais e das crianças. Se o cão estiver sendo treinado a não pular nas visitas, por exemplo, ponha um desses recipientes perto da porta de entrada. Mas fique esperto. Não satisfaça a vontade do cão que late ou do gato que mia chamando a atenção para o recipiente, se você não quiser que sempre que seu amigo de quatro patas desejar um petisco repita aquele comportamento. Em casos assim, repreenda o animal.


De olho na obesidade
O petisco com formulação balanceada e fabricado especialemtne para o pet pode até substituir em parte a ração. Converse com o veterinário sobre isso. Se o animal estiver obeso, é importante rever a alimentação dele como um todo, inclusive o tipo de petisco dado e a quantidade. Para o consumo ser controlado com precisão, reabasteça os recipientes espalhados pela casa uma vez por semana e mantenha o estoque restante em outro local.




Resumo



  • Petiscos e guloseimas podem ajudar na educação do cão e proporcionar etímulos físicos e psicológicos, se utilizados corretamente

  • Recompense o cão somente quando ele fizer algo que você queira.

  • Distribua pela casa os petiscos em recipientes colocados em locais estratégicos.

  • Crie dificuldades para o cão sentir que conquistou as recompensas

  • Esconda alguns petiscos pela casa e estimule seu cão a encontrá-los.

  • Cuidado para não prejudicar a nutrição do animal. Petiscos devem ser balanceados e a quantidade oferecida precisa ser controlada.
    THREE DOG BAKERY
















    A PADARIA DE CACHORRO MAIS LEGAL DO MUNDO!!!


  • Espero que gostem, até o próximo post!!

  • Fontes: http://www.caocidadao.com.br/ / http://www.youtube.com.br/











terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vida aquática canina!

Olá pessoas!!

O verão está ai e junto com ele o calor e o incomodo dos mais peludinhos. Por isso hoje resolvi postar dicas de como se divertir com seu cão na piscina ou algo do tipo que você tenha em casa. Algumas raças já têm predisposição a vida aquática, como o Golden Retriever, o Labrador e o Cocker, e tem necessidade desse tipo de diversão desde filhotes, mas todo cão pode se exercitar na piscina, desde que com cuidado e supervisão. Confira as dicas:

Entrar na piscina é muitas vezes a primeira experiência aquática então ser jogado na água não é legal e raramente dá certo. O cão se sente sem apoio e entra em desespero, cansando mais fácil e correndo o risco de se afogar. Daí pode surgir um trauma e ele nunca mais irá entrar em uma piscina.

O cão pode ser treinado a nadar desde filhote, desde que esteja com todas suas vacinas em dia, e você pode associar a piscina com alguma coisa agradável, como um petisco ou um brinquedo, jogado na água para ele ir buscar. O cão muitas vezes pode ficar na posição errada, ao invés de ir em direção ao objeto ele bate as patas sem deslocar o corpo e aparenta querer sair da água, ficando assim estressado e cansado. Quando isso ocorrer, segure-o firmemente junto à superfície, na posição horizontal com o corpo para frente e solte-o em direção à margem ou ao objeto.

Se houver dificuldades no treino inaugural, ele pode ser feito num lago ou praia, os cães tem mais facilidade para entrar na água rasa e geralmente vão indo para o fundo com naturalidade. Petiscos podem ser jogados para estimular a ida ao mais fundo e para o cão não desistir.

A experiência aquática de seu cão deve ser agradável e evitar traumas ou acidentes. Portanto depois que ele nadou, estimule-o mais um pouco, recompensando-o com petiscos de vez em quando e esteja sempre pronto para socorrê-lo quando necessário. Após ele nadar seque bem as orelhas (a umidade pode causar otite) e se a natação foi no mar ou lagoa lave antes de secar as orelhas com água doce ou solução fisiológica.

Os cães não conseguem sair sozinhos da piscina, portanto, é ideal sempre ter alguém para supervisioná-lo e ajudá-lo a sair, ou que a piscina tenha degraus largos ou uma rampa que auxilie o apoio, lembrando sempre que o cão deve ser familiarizado com o novo recurso.

Se você tem uma piscina em casa, nada melhor do que passar um tempo extra com seu amigo, espero que as dicas ajudem.

Eu fico por aqui e até a próxima!!

Fontes:

http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=91

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Vou viajar, o que faço com meu pet?

A melhor resposta seria: coloque ele em um hotel. Mas é claro que isso nem sempre funciona. Tem donos que não conseguem desgrudar do seu bichinho e leva ele pra todo lado. E têm também os que largam em casa com um pote de ração e outro de água (não faça mais isso).

Quando levar o pet junto: se for levar ele junto que seja pela saúde dele e não pra satisfazer um desejo seu. Animais ficam muito estressados com mudanças, levar numa viagem implica em horas no carro, local novo, pessoas e animais novo e quando ele está prestes a sussegar vem a viagem de volta. Mas, tem animais que de tão apegados aos donos não conseguem ficar sozinhos, não comem, ficam tristes, nervosos, podem destruir coisas, não aceitam outras pessoas, etc. Nesses casos, acaba-se não tendo muita escolha a não ser levar o bichano com você para todos os lados. Se for fazer isso, certifique-se: em estar dentro da Lei, carregue sempre com você a carteira de vacinação do seu pet, se for de carro tem que ser em gaiola própria ou com cinto-de-segurança para cachorros, de avião a companhia aérea vai definir as regras como a gaiola, sedaçao e etc, no caso do ônibus, a maioria das empresas não aceita animais então verifique antes. Quando chegar ao local deixe ele em local arejado, com água e comida, deixe ele descansar.

Deixar em casa: para deixar em casa você vai ter que arrumar alguém para supervisionar. O ideal é que alguém vá checar os bichinho duas vezes ao dia, e isso inclui colocar comida, trocar a água, e limpar o locar. Então não é fácil achar quem o faça por bondade. De preferencia que seja um vizinho, assim além de ficar fácil checar ele pode notal qualquer mudança por estar perto ficando mais fácil caso ocorra alguma emergência. Não esqueça de deixar o seu telefone, o telefone do local onde você vai estar e é lógico o telefone do Médico Veterinário que normalmente atende seu pet. Vale também deixar o M.V. avisado que há outra pessoa responsável pelo seu bicho e você está indo viajar. Jamais deixe eles sozinhos por conta e risco. 

O Hotel: pra mim é a melhor escolha. Em casa levamos para o hotel até quando recebemos muitas visitas (eles ficam super estressados com o excesso de pessoas). Primeiro procure um hotel com boas recomendações, depois verifique se está em dia com o vermifugo, passe um bom anti-pulgas e anti-carrapatos (existem coleiras que são excelentes) e leve a ração que o seu animal está acostumado. Depois é só viajar tranquilo, num bom hotel eles terão atenção, farão exercícios e se algo acontecer terão assistência médica garantida. 

Por hoje é só, escolha sempre o que for melhor para o seu pet!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

OTOHEMATOMA


Otohematoma é o acumulo de sangue na orelha, fazendo com que ocorra um aumento de volume na porção côncava da orelha, que causa dor e incomodo, e é uma afecção de aparecimento súbito, isso pode acontecer quando o animal coça muito a orelha, doenças que interferem na coagulação, inflamação, fazendo com que haja lesão da cartilagem auricular e consequentemente haja a ruptura de vasos.

O tratamento pode variar conforme o caso, cabendo ao médico veterinário decidir qual o melhor procedimento a seguir clínico ou cirúrgico. Mas em muitos casos o procedimento cirúgico é o tratamento definitivo, pois é possível drenar todo o sangue acumulado e também retirar o tecido fibroso ali presente.

O pós operatório exigirá alguns cuidados como a limpeza da ferida cirúrgica, bandagens compressivas, colar elisabethano todo o tempo, para que o animal não coce a ferida e agrave ainda mais, e as medicações prescritas pelo veterinário.

 
Mas além de tratar o otohematoma é importante identificar a causa de base e trata-la também para evitar futuras recidivas. 


Referências:

valeu, até a próxima!



quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Minha vida, meus cães (livro)

Neste livro, Mark Doty conta sua história, onde seus 2 Retrievers são os personagens principais no momento de superar uma fase dolorosa em sua vida: a morte de seu companheiro.
De modo poético, o autor narra a vida de seus cães, Arden e Beau, negro e dourado, mostrando como esses seres podem nos dar tanta força e alegria, ensinar sobre a vida e tornarem-se verdadeiramente os melhores amigos do homem.
Com muita coragem para expor seu dia-a-dia, com passeios na rua, momentos em casa e até mesmo o tratamento de seu companheiro, acaba por mostrar que a essência do livro são os cães, que acabam fazendo tanta parte de sua vida quanto o resto das pessoas em sua volta.
Recomendo o livo às pessoas que gostam, acima de tudo, da vida com um toque de poesia.

"Um livro terno e divertido... O autor Mark Doty captura brilhantemente as qualidades que tornam um cão adorável."
The New Yorker

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...