terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

COLEIRA DE OURO - O OSCAR CANINO!

Sabe quando você está vendo um filme e pensa: "esse cachorro deveria ganhar um prêmio", pois é, o prêmio existe e a cerimonia de entrega (com tapete vermelho e tudo!) aconteceu ontem (13/02) em Los Angeles, o Coleira de Ouro (Golden Collar Awards).

O troféu? Uma simples coleira em ouro italiano cravejada de cristais, Swarovski, com um pingente em forma de osso (também em ouro com os cristais).

A premiação distribui prêmios em cinco categorias: Melhor Cachorro em Filme Teatral, Melhor Cachorro em filme Estrangeiro, Melhor Cachorro em Série para Televisão, Melhor Cachorro em Reality Show e Melhor Cachorro em Filme para DVD.

Entre os ganhadores da noite estão: 

No quesito "Melhor Cachorro em Filme Teatral", ganhou Uggie, um Jack Russel Terrier que foi indicado pela participação em dois filmes: O Artista e Água para Elefantes. Nos dois filmes a atuação de Uggie é excepcional. O filme O Artista não seria nada sem o cãozinho.

No quesito Melhor Cachorro em Série para Televisão ganhou Brigitte, uma Bulldog Francesa, indicada por sua participação como Stella na série Modern Family. Confesso que nesse quesito torcia para Yakult, uma Chihuahua que participa da série Suburgatory. Ela é uma graça!

O Coleira de Ouro é mais que uma premiação, é um reconhecimento ao trabalho desses animais e seus treinadores. Reconhecimento ao meu ver, mais que merecido!

Para ficar por dentro do assunto, recomendo que assistam o filme O Artista. Outro filme muito bom, com uma boa participação canina é o 50/50, com o Greyhound Skelector, que também foi indicado ao coleira de ouro.

Por hoje é isso, esperamos o próximo Coleira de Ouro o ano que vem!

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

TAM: Crueldade em transporte

A empresa BUAV revelou no dia 30/01/2012 uma nova companhia aérea envolvida no transporte de primatas para pesquisa. Ano passado, a maior aerolinha brasileira e latino americana, TAM, transportou 11 saguis do Brasil para a Universidade de Nebraska nos EUA.
Milhares de primatas são transportados pelas empresas aéreas por muitos quilômetros mundo afora para a indústria de pesquisa internacional. Alguns são presos em armadilhas na selva e cruelmente tirados de sua família e grupo, enquanto outros são mantidos em cativeiro e confinados em fazendas com grande quantidade destes animais. Em alguns anos, um crescente número de linhas aéreas pararam seu envolvimento no transporte de macacos destinados à área de pesquisa, incluindo nos ultimos meses a American Airlines, Caribbean Airlines e a IBC Airways.
A BUAV tem destacado o bem-estar animal associado ao transporte dos primatas. Macacos podem suportar atrasos, má ventilação, barulho e mudanças de temperatura. Durante anos, incidentes tomaram lugar mundo afora onde esses indivíduos sofreram muito ou até mesmo morreram durante sua entrega ao laboratório. Condições que resultaram em morte ou eutanásia de macacos importados para os Estados Unidos durante 2009 incluem pneumonia, enterite, gastroenterite, desiratação, perda de peso, condição corporal precária e infecções bacterianas. Outros incidentes reportados graficamente ilustram o trauma vivenciado por esses animais sensíveis durante seu transporte aéreo.
Por favor entre em contato com a TAM Linhas Aéreas para conscientizá-los a parar com esse envolvimento na crueldade e sofrimento que está intrinsecamente ligado à troca de primatas por pesquisas; e para implementar urgentemente um policiamento para parar qualquer futura entrega deste tipo.
Chief Executive Officer and President
TAM Linhas Aéreas
Av Jurandir, 856 – Lote 4 (Jardim Ceci)
Sao Paulo 04072 – 000
Brazil
Email: tamimprensa@tam.com.br and responsabilidade.social@tam.com.br
FONTE: http://www.buav.org/article/927/buav-reveals-new-airline-involved-in-the-shipment-of-monkeys-for-research

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Cobras com coração grande podem tratar cardíacos


As cobras têm má fama por serem criaturas escorregadias e de sangue frio, mas cientistas americanos anunciaram na última quinta-feira que algumas têm corações grandes que podem dar pistas para o tratamento de pessoas com doenças cardíacas. Segundo estudo publicado na revista Science, o segreo do sucesso da píton birmanesa é a quantidade maciça de ácidos-graxos que circulam em seu sangue após a refeição, que pode ser tão grande quanto um cervo.
Cientistas da Universidade de Colorado, em Boulder, descobriram que enquanto a cobra começa a digerir sua presa, óleos naturais e gorduras denominadas triglicerídeos têm um pico mais de 50 vezes acima do nível normal.
Mas a gordura não fica depositada no coração da cobra, devido à ativação de uma enzima chave, que protege seu grande órgão, cuja massa chega a aumentar até 40% nos primeiros dias após a refeição.
Os cientistas identificaram a composição química do sangue da píton depois de comer e injetaram plasma da cobra alimentada ou uma mistura produzida para ter o mesmo efeito nos répteis em jejum.
"Em ambos os casos, as pítons tiveram crescimento e indicadores de saúde de cardíacos aumentados", destacou o estudo. Em seguida, os cientistas aplicaram o experimento em camundongos e descobriram que os roedores que tiveram injetado tanto o plasma da píton quanto a mistura de ácidos-graxos demonstraram os mesmos resultados.
"Foi notável (observar) que os ácidos graxos identificados no plasma das pítons alimentadas pudessem, na verdade, estimular o crescimento cardíaco saudável dos ratos", afirmou o pesquisador Brooke Harrison.
A cientista Cecilia Riquelme disse que o próximo passo é descobrir como a mistura funciona para que possa ser um dia adaptada para ser utilizada em pessoas. "Agora, estamos tentando entender os mecanismos moleculares por trás do processo na esperança de que os resultados possam produzir novas terapias para melhorar as condições de saúde cardíaca em humanos", afirmou.

*São cobras largas, crescem até oito metros e podem ficar sem comer por até um ano.

**Deve-se tomar cuidado com o aumento da espessura do músculo cardíaco, que pode causar morte repentina em atletas jovens.

Fonte: Folha de Londrina, terça-feira, 1 de novembro de 2011, Folha Mundo, Cidadania.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...