domingo, 31 de julho de 2011
Maus Tratos aos Animais - O que fazer?
sexta-feira, 29 de julho de 2011
Aprenda a dar banho em seu cão em casa
http://www.limpinho.com.br/article.php?recid=62 http://www.anda.jor.br/2011/01/26/aprenda-como-dar-um-banho-em-seu-cao/
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Aqueça seu animal
Nesse friozinho, nada melhor do que nos aquecer! Para isso, usamos roupas e cobertores. Nossos animais também precisam desses acessórios para se manter quentinhos!
Cães de pêlo curto sentem mais frio que os de pêlo comprido e cães mais magrinhos, sentem mais que os gordinhos. Raças como pinscher, daschund e fox paulistinha por exemplo. Hoje em dia, existem roupinhas para todo tamanho de cachorro. Mais, para você que tem um animal muito grande ou não quer gastar dinheiro, a dica é um moletom que não usa mais! Repasse-o para seu animalzinho! E em sua caminha, coloque algum pano para que ele possa se cobrir e ficar quentinho. Opção barata e que funciona é o famoso “cobertor corta-febre”.
No caso de cavalos, a solução são as capas que são super fáceis de levar também para as viagens. Para os peixes e tartarugas, aquecedores de aquário (pergunte ao dono da loja como usar e colocar no aquário). Para pássaros, aquecedores de gaiolas.
Aquecer seu animal é importante para que ele não contraia resfriados ou, em casos mais graves, venha a ter uma hipotermia.
Obrigada! Até a próxima.
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Torção gástrica em cães!
Olá para vocês!
Hoje irei falar de um assunto sério e de uma emergência veterinária: a torção gástrica em cães.
Geralmente acomete animais de porte grande, por terem o "peito fundo" o estômago tem aí mais espaço para movimentação. Os animais de pequeno porte também são acometidos mais é raro. A torção gástrica nada mais é do que o estômago enrolado em si mesmo, o que gera a dilatação do mesmo e o impedimento do fluxo sanguíneo e do conteúdo de ser expelido.
Existem múltiplos fatores que predispoem a essa enfermidade como: o peito profundo, alimentação poucas vezes ao dia e em grande quantidade, animal muito agitado após comer e etc, mas existem medidas de prevenção que funcionam muito bem e evitam isso de acontecer. As medidas são: alimentação várias vezes ao dia e em pouca quantidade,evitar alimentação noturna, impedir o animal de brincar após comer, existem potes feitos hoje para que o cão não coma toda a comida de uma vez e calmamente (quando ele come muito rápido a ingestão de ar é maior), também os pratinhos de comida não devem ser postos no chão para que o cão não se abaixe muito para comer.
Se o seu cão tiver uma torção gástrica ele deve ser levado imediatamente ao veterinário. Mas aí fica a dúvida, como vou saber que ele está com torção? simples, os principais sinais (sintomas) são: inquietação, o peludinho começa a babar, mal-estar, tentativas de vomitar sem êxito, palidez das mucosas (abra a boca do animal e veja se sua gengiva está palida ou então olhe nos olhos, nas pálpebras inferiores), dificuldade respiratória e as vezes perda da consciência. obs: nem todos os cães irão desenvolver todos os sintomas juntos, por isso é prioridade a observação e o encaminhamento ao veterinário, principalmente se o seu bichinho tem um dos fatores predisponentes que eu citei la em cima.
A correção desse problema é feita com cirurgia e muitas vezes o seu bichinho pode perder parte de seu estômago, é normal e ele viverá bem após a cirurgia, com algumas restrições na alimentação.
Antes da cirurgia deve-se corrigir a arritmia cardíaca causada pela compressão feita pelo estômago e também o estado de choque do animal, portanto não se deve tentar ajudar o seu animalzinho em casa, o ideal é ter sempre a mão o telefone de emergência de seu veterinário de confiança.
Não é indicado o acasalamento entre cães que apresentem os fatores predisponentes pois a torção é também um fator genético.
Em cães grandes há também uma cirurgia de prevenção, informe-se com seu veterinário.
Aqui seguem, de acordo com a Purina as 10 raças mais suscetíveis em cães para torção gástrica:
1- Dogue Alemão
2- São Bernardo
3- Weimaraner
4- Setter Irlandês
5- Gordon Setter
6-Poodle Standart
7- Basset Hound
8- Doberman
9- Old English Sheepdog
10- Braco alemão de pelo curto.
AJUDE O SOS VIDA ANIMAL
Hoje teremos dois assuntos no mesmo post, porque o SOS VIDA ANIMAL aqui de Londrina está fazendo uma campanha no facebook, então você que tem conta lá pode participar, é simples:
Vá até a página do SOS VIDA ANIMAL no facebook e clique em curtir, escreva no mural Eu ajudo o SOS VIDA ANIMAL e pronto você já ajudou a divulgar o projeto e também irá concorrer a vários prêmios das empresas parceiras.
aqui vai o link: http://www.facebook.com/event.php?eid=231211346918657
Eu fico por aqui e até segunda com mais um cãozinho desamparado e precisando de um lar.
fontes: http://www.dogtimes.com.br/torcao.htm
segunda-feira, 25 de julho de 2011
SOS VIDA ANIMAL - Killer
Esse é o killer, um pit bull dócil e lindo e está para adoção, em Londrina-PR. Ele precisa de um local com espaço para correr e brincar, mas não convive muito bem com outros cães então o ideal seria uma casa com nenhum outro animalzinho.
Ele precisa de um lar urgentemente, quem tiver interesse pode entrar em contato comigo (rubiane.caroline@gmail.com) ou diretamente com o SOS VIDA ANIMAL (sosvanimal@gmail.com), ressaltando que se você tiver interesse em se voluntariar ou fazer doações esse é o endereço para contato. O apoio ainda é muito necessário, pois infelizmente a importância que era necessária aos nossos animaizinhos não é dada corretamente, essas pessoas doam um pouquinho do espaço em casa, do orçamento e até do coração para acolher e ajudar esses peludinhos desamparados. Aguardo o contato de vocês.
Eu fico por aqui e até a próxima segunda com mais um cãozinho!
domingo, 24 de julho de 2011
Raça Shar Pei - Cuidados especiais
Entrópio: é o nome que se dá quando as pálpebras e os cílios entram no olho e irritam a mucosa podendo até causar a perda da visão. No Shar Pei isso acontece devido as rugas da cabeça caírem na frente dos olhos o que é muito comum. Para evitar o problema o animal deve ser levado ao veterinário ainda filhote, onde será dado três pontinhos nas pálpebras que irá impedir que caiam rugas na frente dos olhos, criando uma prega. Se isso não for feito quando filhote e o cão adulto apresentar o entrópio deve ser feita uma cirurgia que retira parte da palpebra, pois esta já está desenvolvida e os pontos não resolveriam o problema.
sábado, 23 de julho de 2011
Incontinência Urinária
A incontinência urinária é quando o animal não consegue controlar a bexiga, urinando involuntariamente. Quando o animal tem incontinência o cão anda gotejando urina, é comum ter manchas de urina nos pêlos, assaduras.
Este problema pode ter diferentes causas, sendo importante defini-la, já que pode ser apenas um problema comportamental ou mais grave como problema neurológico.
Muitas vezes cães filhotes ainda apresentam dificuldade de controlar a musculatura da bexiga, e então quando ficam agitados acabam urinando.
Há também os cães submissos, que sempre que se sentem acuados urinam, mas urinam por medo. Para estas duas situações citadas, é necessário que o proprietário tenha paciência, afinal não é brigando com o cão que o problema será solucionado, e sim com alguma técnicas que podem ser empregadas tanto para diminuir a agitação do filhote, e em casos dos cães submissos fazer com que o cão se sinta mais amparado, e que faz parte da matilha.
Outras causas são as patológicas como em casos de cálculos uretrais, que obstrui a passagem de urina deixando a bexiga tão distendida que leva a um gotejamento de urina.
Neurológica: podendo ser causada por lesões na medula espinhal (trauma), síndrome da cauda eqüina, já que os nervos que inervam a musculatura da bexiga saem da região lombar e sacral.
Incontinência geriátrica: ocorre pela diminuição da capacidade vesical e também pela diminuição da mobilidade dos cães idosos.
Se observar que seu animal esta apresentando incontinência urinária leve-o ao veterinário, para que possa identificar a causa e assim aplicar o melhor tratamento.
Referências: