Muitas pessoas ainda têm o pensamento de que animais saudáveis e bonitos são os animais gordos, e muito pelo contrário assim como nós, os nossos bichinhos precisam manter um peso equilibrado, para que tenha uma vida saudável. A obesidade por definição é o acumulo excessivo de gordura no corpo, e é considerado obesidade quando o animal esta de 15 a 20% acima do peso padrão da raça, outro parâmetro para avaliar se o animal esta acima do peso é através das costelas, que devem ser facilmente palpáveis, e o animalzinho deve ter uma cintura, se o bichinho estiver com uma forma abaulada provavelmente este está encaminhando para obesidade ou é obeso . Há algumas raças que são mais predisposta a obesidade como os labrador, beagle, basset hound, rottweiller, sendo mais comum animais adultos a idosos.
A obesidade pode ocorrer por diferentes motivos:
-Superalimentação (balanço energético positivo) – que é a maioria dos casos, comum em animais que ficam a maior parte do tempo dormindo, e comem muito, e que o proprietário frequentemente oferece guloseimas, ou seja, comem mais do que gasta.
-Disfunção hormonal – como hipotireoidismo, neste caso o animal pode ter um aumento de peso moderado a acentuado, porém sem aumento do apetite, e geralmente essa disfunção vem associada a outros sinais como hipotermia, alterações dermatológicas, entre outros. Essa disfunção pode ser detectada através de dosagem dos níveis séricos de triglicerídeos, colesterol, e a função tireoidiana pelo T4 total, T4 livre e TSH.
-Estresse- Comum em animais que ficam muito sozinhos, e com carência de atenção, e para aliviar essa tensão acabam comendo mais que o necessário.
O problema da obesidade vai muito além do que apenas a aparência, pode levar a sérias complicações como: problemas articulares e na coluna, alterações cardiovasculares, maior chance de desenvolver a diabetes, disfunção reprodutiva, transtornos cutâneos, lipidose hepática, e consequentemente menor expectativa de vida dos nossos bichinhos.
Como tratamento, inicialmente o proprietário deve se conscientizar de que seu animal esta obeso, e então sob orientação do médico veterinário iniciar uma dieta, associada a exercícios físicos. Hoje em dia existem diversas rações que apresentam menor concentração calórica (light), e também suplementos que ajudam na queima de gordura corporal, mantém a massa magra, diminui níveis de estresse, e ainda faz o controle da glicemia.
Bom galera, vamos controlar a alimentação dos nossos bichinhos para que eles tenham uma vida mais saudável.
Valeu, até a próxima!
olá meninas,
ResponderExcluirParabéns a todas vcs pela iniciativa de conscientizar as pessoas dos cuidados necessários com os nossos pets, e acima de tudo pelo respeito que precisamos ter com todos os animais.
Parabéns...
bjoss
Luciana Isono
Mto leegaal! =)
ResponderExcluirLegal...bem isso msm...Parabens!
ResponderExcluirOiee meninas, adorei o texto, acho que meu cachorro ta um pouco acima do peso tbm hasuahsuaaa..Parabéns pelo blog!!!!!!
ResponderExcluirBeijos girls