Vai viajar de carro com o pet?
Para evitar problemas,opte por transportá-lo em cadeirinhas, caixa de transporte,coleiras que se fixam no cinto de segurança, entre outras soluções.
Se o animal estiver solto no veiculo, tentando brincar com o dono, justamente pode gerar acidente porque o condutor não está atento à via.
O descuido também pode afetar o bolso. De acordo com a legislação cães e gatos transportados entre as pernas e os braços do condutor ou soltos no banco do passageiro podem render uma multa de R$85,13 e quatro pontos na carteira, segundo o Detran.
O Código de Trânsito Brasileiro prevê infração ainda mais grave quando os bichos são transportados na parte externa do veículo ( em picapes, por exemplo) ou com a cabeça para fora do automóvel, gerando uma penalidade de R$127,69 e cinco pontos na carteira.
Em viagens longas é preciso levar o atestado de vacinação de cães e gatos para provar que tomaram a vacina antirrábica. E também não se esqueça de fazer algumas paradas durante o trajeto para que o animal não "estresse" e para fazer suas necessidades se for o caso.
- Equipamentos de transporte seguro
Coleira e Guia
Ajustada ao cinto de segurança, a guia deixa um pequeno espaço para cães e gatos circularem. Só tenha cuidado em caso de freadas bruscas e colisões para não ocorrer enforcamento do animal.
Cinto Peitoral
Recomendado para cães. Uma das alças é presa ao fecho do cinto de segurança traseiro do veículo traseiro do veículo a outra, no peitoral do pet.
Cadeirinha
É mais indicada para cães acostumados a andar de carro desde cedo. Caso contrário eles podem se estressar.
Caixa de Transporte
Possui grade que impede completamente a saída do animal. é uma alternativa segura para gatos , que costumam ser mais estressados. A caixa deve ser bem ventilada e, de preferência toda escura.
Fonte: Revista Gol