domingo, 12 de fevereiro de 2017
Seu cachorro come grama? Saiba por quê!
Isso é muito mais comum do que você imagina. Mas é importante ficar atento a alguns sinais para que isto não se torne um problema ao seu cãozinho.
Vamos lá.
Cães são animais semi carnívoros, ou seja, diferente dos gatos que são estritamente carnívoros, os cães também procuram e se interessam por outros alimentos como a grama, mato, frutas ou outros tipos de alimentos que contenham fibras.
Então o primeiro ponto importante é: eles gostam de comer grama! E podem ingerí-la quando estão com fome.
Em outras situações, ainda não 100% comprovadas cientificamente, cães procuram grama ou outra fonte de fibras para ingerir quando estão com algum desconforto gástrico ou intestinal. Mas por quê? A grama causa uma irritação na mucosa estomacal, induzindo o animal a vomitar, ou seja, é um tipo de terapia natural para aliviar tal desconforto, além do que as fibras ajudam a acelerar o transito gastrointestinal. O ponto importante em questão é: por que eles estariam com desconforto? É comum eles comerem algo que não fez bem e induzir o vômito aliviaria tal situação, mas também pode acontecer por problemas mais sérios como gastrite crônica, presença de vermes intestinais, falta de água na dieta, uma dieta inadequada (que não tenha os componentes necessários e boas quantidades para uma boa alimentação) e até mesmo obstrução e corpo estranho estomacal ou intestinal.
Dica #1: para saber se a dieta do seu animal é adequada ou não sempre procure um médico veterinário, a única pessoa capaz de diagnosticar qualquer problema na dieta do seu cão. Mas se por ventura, você quer adicionar um pouco mais de fibra na dieta do seu cão, essa receita de cookies do famoso site Cachorro Verde é super interessante e prática, e baseada em experiência própria, os cães adoram!
Dica #2: sobre desvermifugar seu animal é importante procurar a orientação do médico veterinário, pois é baseado na rotina do seu cão que o doutor vai decidir de quanto em quanto tempo é necessário desvermifugá-lo e qual tipo de vermífugo utilizar. De uma forma geral, indica-se desvermifugar seu cão a cada 4-6 meses.
Dica #3: cuidado com qual grama seu animal come, como assim? Se você leva seu cãozinho pra passear com frequência em praças, parques e locais públicos, fique atento, pois a ingestão de grama nesses lugares pode não ser indicado, uma vez que ele pode ingerir pesticidas, venenos e urina e fezes de outros cães que podem não estar com a saúde em dia e se caso isso acontecer, seu amiguinho pode adquirir alguma doença transmissível por esses meios, Hoje no mercado pet já é possível encontrar gramas artificiais que seu cão pode comer, muito bacana, né?
Outras duas situações que podem levar seu cão a comer grama são a ansiedade e o instinto de caça. Animais que não tem muita atenção, ficam muito sozinhos, tem pouca atividade física e mental podem desenvolver falhas no comportamento, como comer grama, latir mais que o normal e criar hábitos que antigamente não tinham, fique atento, e se caso perceber essas mudanças, marque um consulta com seu médico veterinário de confiança. Já sobre o instinto de caça, alguns estudos apontam que para reconhecer melhor sua presa é normal os predadores ingerirem a grama por onde as presas passaram, interessante, não é? Portanto, se seu cão é um caçadorzinho nato, vale sim comer grama!
Com todas essas informações é fato que os cães são animais extremamente sábios, não é mesmo? A gente sempre pode aprender muito com eles, e se apaixonar cada vez mais por esses peludos de quatro patas.
Espero que tenham gostado, até a próxima pessoal!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário