terça-feira, 6 de setembro de 2011

Cuidados com a Cadela/Gata Gestante

Os cuidados com uma cadela ou gata gestante são dobrados, afinal, os filhotes depedem 100% das mães para sobreviver neste período. A saúde de uma ninhada começa com os cuidados que o proprietário deve ter com a cadela/gata gestante. É ela quem vai garantir a vida dos filhotes nos primeiros dias de vida.

Uma gestação saudável de uma cadela dura em média de 57 a 63 dias e na gatas, de 60 a 64 dias.

Primeiramente, é preciso se ter certeza que sua cadela ou gata está realmente prenhe, pois elas também tem gravidez psicológica (pseudociese ou peseudogestação), que pode confundir o proprietário, uma vez que elas adotam o mesmo comportamento de cadelas gestantes. Por isso é importante o:

DIAGNÓSTICO DA GESTAÇÃO – deve ser feito por médicos veterinários, por ultrassom a partir dos 25 dias ou por raio X a partir dos 45 dias.

Uma vez confirmada a gravidez, alguns cuidados básicos devem ser tomados, para que sua cadela/gata mantenha-se saudável e feliz durante toda a gestação, e principalmente para o bem dos filhotinhos que estão por vir.

Segue uma lista com os principais cuidados que devem ser tomados para o bem-estar da cadela/gata gestante e seus filhotes:

DIETA – As cadelas/gatas devem estar com peso ideal durante a gestação, a obesidade em uma grávida pode ter sérias conseqüências. Além de água sempre limpa e fresca à disposição da futura mamãe, nas 3 primeiras semanas, a dieta deve ser de manutenção e de boa qualidade, já que ela não aumentará muito de peso neste período. Na terceira semana, o apetite dela pode diminuir, podendo apresentar náuseas e vômitos. Neste período o ideal é estimular o apetite, cada dono conhece os gostos e preferências de seu animal, uma boa dica é misturar pó de alho na ração, ou a utilização de rações úmidas. Da quarta semana em diante, as necessidades energéticas e protéicas dela só aumentarão, em função do rápido crescimento dos filhotes, por isso deve-se aumentar o consumo de ração gradativamente, de 20 até 40% da manutenção. Uma boa dica é fornecer a ração em porções menores mais vezes ao dia. Nas 24 a 48 horas antes do parto, as cadelas/gatas normalmente param de se alimentar. O importante é lembrar que as necessidades nutricionais da mãe continuam após o parto, pois o período de lactação exige muito do organismo da mãe, e se, neste período, a dieta for de boa qualidade, o uso de suplementos e vitaminas não se faz necessário, ao menos, quando indicado por um Médico Veterinário.

EXERCÍCIOS – Exercícios leves à moderados são indicados, como passeios regulares, as nunca submeter a cadela/gata prenhe à grandes esforços físicos. Nas 3 últimas semanas de gravidez, os passeios não são aconselhados, além do esforço prejudicial, evita-se contato com outros cães que possam transmitir doenças à mãe, e consequentemente aos filhotes.

VACINAÇÃO – O ideal é que a cadela/gata seja vacinada antes do período do acasalamento. Depois de prenhe, a vacinação não é indicada.

VERMIFUGAÇÃO – O ideal é que a cadela/gata seja vermifugada antes do acasalamento, durante o período inicial da gravidez é contra-indicada, após 45 dias de gestação é possível sobre orientação de um Médico Veterinário.

ISOLAMENTO – Isolar a cadela/gata gestante nas 3 últimas semanas de prenhez e nas primeiras 3 semanas pós-parto é indicado o isolamento da mãe, para previnir o contágio de doenças a partir de outros cães, principalmente o Herpes vírus, que na cadela gestante pode levar ao aborto, bem como morte de recém-nascidos. Existe vacina para evitar o contágio com Herpes vírus, para isto, consulte um Médico Veterinário.

Tomando os devidos cuidados com a cadela/gata gestante, teremos filhotes saudáveis, fortes e bem formados.

Ter uma ninhada em casa é uma atitude que requer responsabilidade, tempo de dedicação e recursos para manter a saúde da mãe e de seus filhotes. É um processo trabalhoso e que requer grande disposição por parte do proprierio da fêmea.

Obrigada, até a próxima!

Fontes:

DogTimes

LinkSaúde Animal

Clinicão

Getty Images

PESSOAL, HOJE UMA AMIGA NOSSA DO BLOG ENCONTROU NA REGIÃO DE LONDRINA-PR UMA CAIXA COM 12 FILHOTINHOS. NENHUM DELES TEM UM LAR AINDA. ELES PRECISAM DE CUIDADOS E UM LAR URGENTEMENTE! SE NÃO PUDER ADOTÁ-LOS, AJUDE-NOS A DIVULGAR.

AQUI ESTÃO FOTOS DOS FILHOTINHOS, E CASO SE INTERESSE, ENTRE EM CONTATO PELO EMAIL DO BLOG (www.conscienciapet@gmail.com) OU SE FOR DE LONDRINA, PELO EMAIL DA NATI (nati-ferraz@hotmail.com).

OBRIGADA, OS FILHOTINHOS AGRADECEM! TODA AJUDA É BEM VINDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...