quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Periodontopatias - Limpeza bucal

Todo animal tem em sua boca uma flora bacteriana, que se adere aos dentes e se mineraliza, formando o tártaro. Devido a esse acúmulo de bactérias, elas crescem e produzem mais substâncias tóxicas, causando as periodontopatias (gengivite e periodontite). Mais comum em animais de porte pequeno.


Gengivite: inflamação da gengiva. Elas se tornam avermelhadas e inchadas, podendo haver sangramento. É reversível se houver limpeza, preferencialmente feita pelo veterinário.


Periodontite: é uma piora irreversível, porém estabilizável, da gengivite. Seu sinal mais comum é o mau hálito. Aparecem infecções com pus, a raiz do dente fica aparente e ocorre retração ou crescimento desordenado da gengiva. Nesse estágio o animal pode estar sentindo dor, acabando por deixar de comer e roer ossinhos.


Além de o animal correr o risco de perder os dentes e ter cáries (que são raras), o mais grave são as bactérias irem para a corrente sanguínea, atingindo e inflamando os órgãos. Já existem estudos que apontam as bactérias do tártaro como as mais frequentes aceleradoras da insuficiência cardíaca e renal em cães e gatos.


O tratamento é simples: tartarectomia 1 vez ao ano! Consulte um médico veterinário que faça a remoção dos tártaros bem feita, removendo TODAS as placas! É um procedimento onde a sedação é necessária para que não haja perigo de machucar o animal.
O ideal é, ao menos 3 vezes por semana, fazer a limpeza dos dentes e língua do seu pet você mesmo, com movimentos suaves, uma escova de dentes e creme dental específicos para animais. Nada tão complicado se a educação começar desde cedo! Ossinhos, biscoitos e até ração mais dura existem no mercado e ajudam a prevenir o tártaro.


*Evite, SEMPRE, dar alimentos doces para seu animal. Eles fazem muito mal para sua saúde e ainda mais para seus dentes.
*Se não específicas para animais, usar escova de dentes pediátrica. A pasta, de preferência adulta, e apenas um pinguinho!!! Líquidos para higiene bucal, nunca, pois o animal não sabe cuspir.

Fontes:
http://www.center.vet.br/tartarectomia.html
http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=tartaro.html
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL617115-5605,00-CAES+E+GATOS+TAMBEM+PRECISAM+TER+OS+DENTES+ESCOVADOS.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...