quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cólica em cavalos



DEFINIÇÃO

Cólica é uma manifestação de dor visceral abdominal considerada como um dos principais problemas na clínica eqüina, geralmente proveniente de distúrbios digestivos. As dores que aparecem de maneira geral são devidas a um aumento de pressão na luz intestinal, de alteração de posicionamento das alças, contrações espásticas ou de alterações inflamatórias do tubo digestivo. Essas situações anormais podem ser causadas por uma obstrução ou fermentações indesejadas que normalmente leva a um quadro de insuficiência circulatória aguda, sendo gástrica ou intestinal.

COMO EVITAR?

Para isso, os animais necessitam de uma rotina diária, com horários para se exercitar e comer. Se o alimento for fornecido ANTES do trabalho, aguardar no mínimo 30 minutos para montá-lo. Se for fornecido DEPOIS, esperar em média 1 hora após montado.

Não mudar bruscamente sua alimentação, para que ele se acostume com seus novos hábitos, manter água sempre à disposição em cocho limpo e, de preferência, fornecer o feno em redinhas penduradas para que o animal não ingira o material da cama (serragem/areia). Se o feno fornecido estiver seco, recomenda-se molhar antes de dar ao animal.

Sempre fornecer verde e não somente ração. Os grãos não devem ultrapassar 50% de sua alimentação e quando fornecidos, fazê-lo em pequenas porções divididas durante o dia (2 a 3 vezes) para que o animal não coma muito de uma só vez e sobrecarregue seu aparelho digestivo. Verificar presença de corpos estranhos que ele possa ingerir no ambiente que se encontra.

Não estressar o animal com viagens longas, trabalho muito pesado ou mudança brusca de ambiente.

CUIDAR ESPECIALMENTE DE ANIMAIS COM HISTÓRICO DE CÓLICA!!! Esses são mais susceptíveis a novas crises.

SINAIS

Movimentar a cabeça em direção ao flanco, chutar ou morder a barriga, cavar o solo, estender o corpo como se fosse urinar mas sem fazê-lo, deitar e levantar-se repetidas vezes, rolar o corpo no solo repetidas vezes e emitir “gemidos”, sentar-se nas patas traseiras ou deitar-se de costas, pouco ou nenhum interesse em se alimentar, diminuição ou ausência de evacuações, redução ou ausência sons digestivo, sudorese que não relacionada ao tempo quente ou exercício, respiração rápida. Na maioria das vezes um animal pode apresentar um ou mais sinais em conjunto durante uma crise de cólica.

O QUE FAZER?

O tempo é o fator mais importante na cura da crise, já que se identificados rapidamente os sinais de cólica e sua intensidade, maior serão as chances de sucesso, especialmente se o cavalo estiver em condições críticas e que necessitem cirurgia de emergência. Então, contate IMEDIATAMENTE o veterinário que tomará as precauções necessárias para ajudar seu animal e aguarde tentando caminhar com ele no cabresto.

http://www.amomeucavalo.com.br/

http://www.mundoequestre.com.br/como-evitar-colicas-manejo/

http://franco.carlos.vilabol.uol.com.br/colica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...