sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cinomose


A cinomose é causada por um vírus altamente resistente ao meio ambiente e muito contagioso.
É uma enfermidade frequente em cães, principalmente os mais jovens, e em seus primeiros anos de vida.
Animais mais velhos também podem se infectar devido a uma imunização com vacinas imprópias ou até mesmo por alguma doença que tenham deixado seu animalzinho com baixa imunidade tornando-se assim uma alvo fácil para o vírus.
O seu cãozinho pode se contaminar de forma direta ou por vias respiratórias. A transmissão direta é a principal fonte de infecção e essa forma é através de secreções do nariz e da boca dos animais infectados. O animal doente espirra e elimina o vírus, contaminando assim o ambiente e o animal que esteja por perto, tanto que o vírus pode ser carregado por sapato de um ser humano para um outo ambiente limpo e um animal sadio.
A contaminação também pode ser pela via respiratória, via digestiva, fômites ( são objetos ou o ser humano que carregam o vírus na roupa ou sapatos) por alimentos e água contaminada.
O período de incubação da cinomose pode variar de 3 a 6 e até 15 dias. Após esse período animal vai começar a apresentar os sinais clínicos como vômito, perda de apetite, apatia, febre, secreção nasal e ocular e os sinais neurológicos que é um sinal de que a doença está em um estágio mais grave.
Sinais clínicos, duração, e gravidade da doença irão depender do estado imunológico, do grau de virulência e o órgão afetado pelo vírus. Os principais órgãos afetados sã: os rins, pulmões e o sistema nervoso.
A doeça é caracterizada por apresentar 4 formas clínicas:pulmonar, digestiva, nervosa e cutânea. O animal pode passar por todas as formas clínicas ou até mesmo pular direto para a nervosa que mesmo com a cura o animal vai apresentar as sequelas neurológicas.
Após diagnosticada a doença com histórico, sinais clínicos e os exames laboratoriais podemos começar a tratar seu animalzinho com um tratamento de suporte, melhorando os sinais clínicos, como controle do vômito, a febre a perda de apetite,etc.
A cura da cinomose pode ser atingida mas isso vai depender muito da resposta do seu animal ao tratamento. Mesmo com a cura seu animal não vai estar imune completamente para uma nova infecção então o recomendado é realizar a vacinação contra a cinomose anualmete.

Por hoje é isso pessoal...até o próximo post!

Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...