domingo, 31 de julho de 2011

Maus Tratos aos Animais - O que fazer?

“Olá pessoal do Consciência Pet, tudo bem?
Em primeiro lugar, quero cumprimentá-los pela bela iniciativa de criar o blog.
Mas o motivo do meu contato é para relatar um acontecimento lamentável que presenciei, e também para pedir uma orientação.
Hoje, na hora do almoço, um filhote de cachorro, com pouco mais de um mês, foi atropelado por um carro que, em seguida, apenas manobrou e foi embora rapidamente, deixando o cachorrinho gritando no meio da rua.
Foi em frente ao portão de uma Escola Municipal que fica no Jardim Piza.
Eu vi o atropelamento de longe e corri até o local para socorrer o bichinho. Ele ficou gemendo na rua por um tempo, mas depois ficou mais tranqüilo. Peguei-o no colo e busquei ajuda, queria levá-lo a uma clínica veterinária para avaliar os ferimentos, mas uma estudante que passava pelo local (que disse ser namorada de um veterinário), se prontificou a levar o cachorrinho para ser cuidado. Disse também que iria adotá-lo. Achei que ficou em boas mãos, felizmente.
Mas a crueldade do acontecido me deixou bastante chateado. Segundo me contou uma mulher que presenciou o atropelamento, o filhotinho teria sido jogado pela janela do carro por um motorista, ou uma motorista, que tinha acabado de deixar o filho na escola. Depois de se livrar do animal, o carro arrancou e passou em cima do cachorrinho, parece que pegou uma das pernas de trás, ou as duas (ele não conseguia ficar de pé).
Não sei se foi de propósito, mas o fato é que carro foi embora rapidamente, como se fugisse, mesmo vendo o bichinho gritando de dor no meio da rua.
O que podemos fazer? Esse motorista pode ser responsabilizado pelo que fez? Vale a pena procurar o autor dessa crueldade absurda. Ou só nos resta lamentar que existam pessoas assim, tão cruéis?."

Aurélio Albano – Jornalista em Londrina

Pessoal recebemos o e-mail do Aurélio esta semana, como ele mesmo falou, procurando por orientação. Foi aí que percebi como é difícil saber o que fazer numa situação desta.
No Brasil existe uma lei contra maus tratos aos animais, Decreto lei N° 24.645, de julho de 1934, que prevê pena para quem maltratar um animal. Vale dar uma olhada na lei para saber quando é um caso de maus tratos, no site da ARCA BRASIL você encontra a lei na íntegra.
Depois de pesquisar um pouco resolvi dar a vocês algumas dicas do que fazer num caso como esse.

* A primeira providencia é garantir provas. Fotos, testemunhas, placa do carro, alguma coisa que ajude a comprovar o acontecido.

* Depois você pode ir diretamente a uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência. Dê preferência a uma delegacia de proteção aos animais se esta existir na sua cidade. Não se preocupe, você não vai ser o autor do processo, este será aberto a pedido do delegado.

* Se você não conseguiu provas, ligue para o disque denuncia da sua cidade ou para a Força Verde, eles vão se encarregar de comprovar o ocorrido e tomar as devidas providências. Maus tratos a animais silvestres podem também ser denunciados direto ao IBAMA.

* Procure também a associação do seu bairro ou ONG's de proteção aos animais, eles tem mais força e são mais facilmente levados a sério.

* Divulgue da forma que você puder. A melhor forma de evitar que aconteçam casos como este é a conscientização.

As dicas são essas pessoal, vale também dar uma olhadinha neste post da Marcela, lá ela da mais algumas sugestões.

Fontes:

2 comentários:

  1. Pessoal, tenho boas notícias sobre o filhote atropelado. Encontrei com a menina que ficou com ele e ela me contou que o levou para uma clínica, onde foi avaliado e recebeu os cuidados necessários. Me parece que não teve fraturas, sofreu uma contusão no abdomem e ficou em observação. Mas vai se recuperar. E já foi adotado. No final das contas, o cachorrinho saiu de uma família de gente sem noção e acabou sendo acolhido por uma pessoa que gosta e cuida. Melhor pra ele. Quer dizer, para ela, é uma fêmea.
    Obrigado pela atenção.
    Aurélio

    ResponderExcluir
  2. olá Aurélio, que bom que o filhotinho ficou bem, ficamos muito felizes com a noticia, ainda mais que ele conseguiu uma familia!! =)

    agradecemos que tenha nos informados a respeito do cãozinho,

    e esperamos que as pessoas se conscientizem que animais não são brinquedos para jogar fora.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...