sexta-feira, 29 de julho de 2011

Aprenda a dar banho em seu cão em casa




Olá pessoal!!


Essa semana uma amiga me ligou querendo saber como ela poderia dar banho em seus cachorros em casa, então decidi fazer uma postagem sobre Banho.


Assim como ela existem várias pessoas que querem realizar o banho de seus cachorros em casa mas não sabem por onde começar, que xampu utilizar e a frequência de banhos que pode se dar.


Banhar seu animalzinho é fundamental tanto para a sua saúde quanto para sua higiene, então vou ajudá-los separando em 10 tópicos as fases do banho ideal.


1- Frequência do banho: você pode começar dar banho no seu cão a partir de 45 dias de vida e mesmo assim só se ele estiver muito sujinho pois fora isso não é necessário banhar filhotinhos.


Já a Frêquencia de banho em cães adultos variam de acordo com o tipo de pelagem( longa ou curta), onde vivem(dentro ou fora de casa) , problemas de pele e a frêquencia que ficam sujos. Alguns precisam de banho 2 a 3 vezes no ano e já outros precisam de banho mensal ou até mesmo semanalmente. Dê banho em seu animal quando ele estiver muito sujo ou com mal cheiro.


2- Antes de começar o banho escove o seu cão e tire todos os nós de seu pêlo, pois depois de molhado fica mais difícil, e acabam tendo que ser cortados com uma tesoura.


3-A proteção dos ouvidos é muito importante, então coloque bolas de algodão no ouvido do seu animal para evitar que entre água, assim problemas como a OTITE podem ser evitados, mas não esqueça de retirar o algodãozinho depois.


4-Antes mesmo de começar o banho podemos cortar as unhas, mas só faça isso se estiver sendo orientado por um Veterinário e souber como fazer, caso contrário não faça, você vai machucar seu animal e suas unhas vão sangrar muito.


5-Temperatura da água, essa deve estar em temperatura adequada antes de começar a molhar o animal. A água quente pode queimar a pele e deixá-lo desconfortável em seu banho,assim como também a alta temperatura retira a gordura que protege superficialmente a pele do seu animal,tornando predisposto a doenças de pele. Já a água fria pode ser usada no verão.


6-Onde você vai colocar o seu cachorro? Pode colocar em um tanque, uma banheira e até mesmo dentro do box do banheiro, mas sempre atento com a segurança do lugar para que não ocorra nenhum acidente com seu bichinho e até mesmo com você.


O ideal é manter a coleira e guia curta presa a algum ponto, mas nunca o deixe preso sem que você esteja por perto, ele pode tentar fugir e se sufocar.


7-Comece a banhar o seu animal pelo bumbum e vá molhando até à cabeça do animal, esta deve ser a última parte a ser molhada tornando o banho menos assustador. Nunca aponte o jato de água direto para a cabeça do animal, essa deve ser levemente inclinada de forma que a água escorra pelo pescoço e não molhe o nariz e os olhos.


8-Aplique o xampu, esse deve ser ideal para cachorro. O sabão de coco NÃO é indicado pois ele é muito alcalino e faz mal para a pele do animal. Os xampus de uso humano também NÃO são indicados devido a diferença de pH.


Comece a ensaboar o animal assim como foi molhado, do traseiro para a cabeça. Aplique o xampu no sentido de crescimento do pêlo para evitar embaraçados.


9-Enxágue muito bem, o enxágue deve começar pela cabeça e com uma de suas mãos ajude a remover o sabão do corpo.

Resto de xampu deixados no animal pode provocar alergias e enfraquecimento dos pêlos.


10-Quando terminar o enxágue, retire o excesso de água com as mãos, seque o pêlo com uma toalha. Se o seu animal tiver pêlos longos não esfregue a toalha com muita força e se os pêlos forem curto faça movimentos circulares com a toalha.Remova as bolinhas de algodão dos ouvidos e passe a toalha para retirar a humidade.


Em dias quentes podemos deixar o animal secar ao ar livre, mas apenas os de pelagem curta, os de pelagem muito longa ficam com cheiro de cachorro molhado e com muitos nós.


O uso de secador deve ser cuidadoso, a temperatura deve estar baixa e nunca deixar próximo a pele. Finalize a secagem com escovação dos pêlos em todos os sentidos.


Espero ter ajudado!até o próximo post...






2 comentários:

  1. - Olá, suas dicas são essenciais, já que o veterinário dele, não aceita bem que demos banho . Tenho um filhote de Shar Pei Albino de 2 meses, ele tem um cheirinho de cão sujo e quero muito dar banho nele, pra me aproximar mais . No entanto não sei qual a melhor forma, até pelas condições do padrão dessa raça. Pelagem curta, e as rugas, está muito calor quero dar banho nele e preciso de um secador mesmo com essa temperatura alta do clima natural? ( Desde já, obrigada.)

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...