quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Epilepsia em cães e gatos!


Olá pessoas!

Sempre quando um estudante de veterinária vai para suas reuniões familiares ou de amigos, os mais curiosos sempre perguntam mais bicho também tem doença de gente? sim e algumas são tão assustadoras neles como em nós, como é o caso da epilepsia.

A epilepsia em cães pode ter várias razões: idiopática (que é quando a gente fala que não tem uma causa esclarecida), traumática (lesões em certas regiões do cérebro) por intoxicações, seja por medicamentos ou neurotoxinas, neoplasias intracranianas, entre outras.

A convulsão nada mais é que uma descarga excessiva nos neurônios, superestimulando-os e gerando os sinais característicos. A epilepsia é caracterizada por uma série recorrente de convulsões. Uma só convulsão não caracteriza a epilepsia, ela pode ter n razões para ter acontecido e se a causa for corrigida o seu animalzinho raramente irá apresentar outra.

As convulsões devem ser reconhecidas corretamente: se o seu animalzinho simplesmente caiu no chão e levantou, se ele deita e fica rolando de um lado para o outro provavelmente isso não é uma convulsão. Os sinais desenvolvidos vão ser de acordo com a área afetada do cérebro que recebeu a descarga e podem ser discretos (músculos ao redor da boca ou olhos ficam tremendo, sem perda de consciência) ou mais graves e generalizados (como perda da consciência, o animal vira os olhos, se debate, tem contração muscular, etc..).

A convulsão costuma durar de 2 a 3 minutos no máximo, se o seu animal começar a convulsionar por mais tempo que isso, ele está em o que a gente chama de status epileticus e é muito perigoso, deve ser encaminhado imediatamente a uma clínica ou hospital veterinário,
pois se não controlado pode levar a morte de seu peludinho.

Se o seu animalzinho for diagnosticado com epilepsia, os cuidados com ele serão mais intensos do que com um animalzinho normal. Desde que o controle medicamentoso seja feito rigorosamente seu cãozinho ou gatinho vai viver normalmente, mas o medicamento utilizado tem que ser dados nos horários estipulados sem falta, pois alguns minutos de atraso podem diminuir a concentração dele no organismo e gerar mais convulsões ou até mesmo um status epileticus.

Quando seu animalzinho tiver uma convulsão, não se assuste para não assusta-lo ainda mais e mantenha a calma (eu sei que é difícil mas é necessário), retire objetos de perto dele que ele possa vir a se machucar e espere ou faça o controle medicamentoso com o remédio prescrito pelo veterinário.

O tratamento é pelo resto da vida do seu bichinho, porque infelizmente a epilepsia não tem cura, e deve ser feito rigorosamente como eu citei aqui em cima, com o acompanhamento de seu veterinário de confiança regularmente.

Eu fico por aqui e até a próxima pessoas e peludinhos!!


;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...