sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Receitas de petiscos caseiros



Hambúrguer de Festa


Receitinha: rende mais ou menos 100gramas
2- peitos de frango

30gr- de fígado de frango
30 gr- de salsinha picada
1-dente de alho pequeno
2 g- de casca de ovo em pó*
½ xic- de arroz cozido
farinha de rosca pra dar liga

Coloque no processador de alimentos (ou liquidificador) todos os ingredientes, exceto o arroz e a farinha de rosca. Bata bem até formar uma pasta.
Transfira a pasta para uma tigela e acrescente o arroz e a farinha de rosca até conseguir formar com as mãos bolinhas no formato de hambúrguer.
Cubra com filme plástico e leve para gelar por cerca de 30 min.
Esquente a frigideira com um pouco de óleo e dê uma douradinha de leve no hambúrguer.


* Para fazer o pó (excelente fonte de cálcio) junte 12 cascas de ovos bem sequinhos e leve para dourar no forno baixinho. Bata as cascas no liquidificador até virar pó e coloque em uma travessa com 200ml de água com uma colher de sopa de suco de limão. Volte para o forno e deixe a água evaporar.

Casinhas picantes de Gengibre
Taí um petisco incrível para cães que adoram se exercitar!

Com gostinho picante pra afastar qualquer desânimo, uma pitada de gengibre ajuda na digestão e estimula a circulação. Já o Melado de Cana é uma excelente fonte de energia, rico em Potássio, Ferro e em vitamina do complexo B, que age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Aproveite os benefícios e leve meia dúzia no bolso qdo for caminhar com o seu parceirão!


Receitinha : faz 30 bolachinhas-
-2 colh.de sopa de Gengibre fresco ralado
-4 xic. de Farinha de Trigo Integral
-2 colh. de chá de Canela
-1/2 xic. de Água
-1/2 xic. de Melado de Cana (Prefira os artesanais, bem escuros e sem aditivos)

1- Misture o gengibre, a farinha e a canela
2- Devagar , adicione a água e o melado aos secos até formar uma massa firme
3- Abra a massa com o rolo + ou - na espessura de 2,5cm
4- Corte no formato que desejar e transfira os biscoitos para uma assadeira untada
5- Asse em temperatura média (180°C) de 25-30 minutos ou até dourar e secar.

* Este petisco não deve ser consumido por cães diabéticos.




Chocolate

Cães adoram sabores doces e não dispensam uma mordida de chocolate oferecida por um humano generoso.

Acontece que o “elixir dos Deuses” é tóxico para eles! O chocolate contém uma metilxantina denominada teobromina presentes no cacau que agem no sistema nervoso central, no aparelho cardiovascular, rins, músculo liso e a musculatura óssea.

Estudos indicam que o consumo desta substância igual ou superior a 90 ou 100 miligramas por quilo(mg/kg)de peso corporal pode ser fatal ao cão.

Quer ver? Um tablete de 28g contém aproximadamente 346mg de teobromina.
Caso um cão de porte médio, pesando 11kg consumir 85g de chocolate cozido* vai estar ingerindo uma dose potencialmente mortal (94mg/kg)!!

Deu medo? É bom ficar esperto..mas nada de pânico se o peludo abocanhar um sonho de valsa que estava de bobeira pela casa.

O alto teor de teobromina está no cacau puro (Atenção extra com chocolates amargo e semi-amargo). Adicionando açúcar, manteiga de cacau e o leite na barrinha a quantidade de teobromina se dilui significativamente.

Não baixe a guarda ainda! O perigo da toxicidade está na ingestão acidental de grandes quantidades! Seja branco, ao leite, doce ou amargo o risco ainda é forte! E a melhor forma de evitar um susto é guardar as guloseimas em lugares inacessíveis para os animais.

O chococate cozido (licor de chocolate) é a substância base para todos os produtos de chocolate que se fabricam.





Bolo de Aniversário para Cão


Para comemorar o aniverário de seu amigão você pode preparar o bolinho de iogurte, além de ser fácil de preparar os cães costumam adorar!


Receitinha:

-Uma xícara de farinha de trigo
-Uma xícara de farinha de trigo integral
-Um terço de xícara de mel
-Uma colher e meia de chá de fermento em pó
-Meia colher de chá de bicarbonato de sódio
-meia colher de chá de canela
-Uma xícara de suco de maçã sem açúcar
-Dois ovos
-Uma xícara de iogurte natural

Pré aqueça o forno em temperatura média (180 graus),enquanto bate todos os ingredientes na batedeira e despeje a massa em uma assadeira média ou forminhas de muffim.Asse por 35 minutos ou até que você possa espetar um palito e ele saia seco.

Para rechear ou fazer uma boa cobertura você pode usar iogurte natural com pedaços de frutas (banana, maçã ou frutas vermelhas), cream cheese light ou alfarroba, fruto do mediterrâneo( encontrada em casa de produtos naturais) muito parecido com o cacau, mas que não contém cafeína nem teobromina, presentes no chocolate e nocivos aos pets.Nunca use chocolate na receita!

É importante lembrar que estes agrados só podem ser consumidos por cães saudáveis, sem alergias ou obesidade.Para não ter erro, é sempre bom acostumar o nosso pet com receitas bem simples com ingredientes frescos, integrais (farinha de trigo integral, flocos de aveia, farinha de arroz, germe de trigo, etc.) e orgânicos.

Bom gente espero que tenham gostado e que seus bichinhos também...existem muitas outras receitas mas não dá para colocar todas em um post só....aos poucos vou colocando mais! ;)



Fontes: livro Nutrição Canina e Felina e Pet comidinhas


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...