terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gastrite por cuidado excessivo


Olá pessoal, essa semana estava navegando pelo site da Veja, e me deparei com uma reportagem muito interessante, que falava a respeito de que ao tratar seu pet como gente, você pode provocar gastrite nele. Vamos então falar sobre os pontos importantes deste assunto.

A gastrite é uma inflamação da mucosa estomacal, e pode ser devido inúmeras causas:
- Alimentação: dietas à base de salame, pizza, bolacha e doces; excesso de sal, gordura e condimentos; comida muito fria ou muito quente; volume excessivo de comida.
- Corpo estranho: ingestão de objetos que se alojam no estômago e causam irritação local.
- Estresse: nesses casos, pra vocês entenderem melhor, basta comparar com a “famosa” gastrite nervosa em humanos. Qualquer fator que deixe seu animal estressado, como passar  dia sozinho em casa, introdução de um novo animal em casa, etc.
- Remédios: principalmente antiinflamatórios e corticóides; além das medicações usadas pelo donos administradas pelo dono ao animal sem aval veterinário.
- Doenças: alterações no esôfago, insuficiência renal e hepática e algumas infecções.
- Alergia alimentar: Alguns animais, e isso tem se tornado cada vez mais comum, desenvolvem alergia a algum tipo específico de alimento, e dentre eles, alergia à proteína da carne de vaca tem sido bastante relatada.



 
FIQUE ATENTO! 
Um cão ou gato com gastrite pode apresentar os seguintes sintomas:
- Mudança de comportamento: o animal fica mais amuado, quieto, e arqueado (pela dor abdominal).
- Distúrbio alimentar: ou ele não come ou come e depois vomita ou ainda passa a querer coisas que não costumava consumir.
- Fezes escuras, enegrecidas e/ou com presença de sangue.
- Cão vegetariano: quando um cão passa a comer plantas por vontade própria, pode ser um indicativo de que ele esteja procurando algo para comer que proteja seu estômago, MAS nem todo cão que aprecia o verde tem problemas no estômago, uma vez que os cães não são animais estritamente carnívoros. PORÉM, um gato, e este sim é estritamente carnívoro, se estiver ingerindo plantas/ alimentos verdes por conta própria, o que não é normal, deve ser encaminhando a uma consulta veterinária.

Ao perceber algum destes sintomas, leve seu pet ao veterinário, e evite problemas mais sérios. Uma simples gastrite, se não tratada, ou tratada erroneamente, pode evoluir para úlceras e até perfuração do estômago, e em casos graves, levar o animal a morte.


POR ISSO, A PREVENÇÃO É SEMPRE O MELHOR REMÉDIO!





LEMBRE-SE:
- NUNCA AUTO-MEDIQUE SEU CÃO!
- AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE UM CÃO OU GATO SÃO ENCONTRADAS EM RAÇÕES, A NÃO SER EM CASOS DE ORIENTAÇÃO VETERINÁRIA, NÃO FORNEÇA A SEU PET SEU MENU DE REFEIÇÕES, É PRO BEM DELE!
- EVITE AO MÁXIMO PETISCOS QUE NÃO SEJAM DA LINHA VETERINÁRIA!
- QUALQUER SUSPEITA DE GASTRITE, LEVE-O AO VETERINÁRIO!


Por hoje é isso.

Muito obrigada e até a próxima!

Fontes: VEJA
              Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...