domingo, 16 de outubro de 2011

OS PERIGOS DA ALIMENTAÇÃO CASEIRA PARA CÃES E GATOS

A alimentação caseira não é recomendada para animais, o ideal é alimentar seu pet com ração, pois, esta é balanceada e contém todos os nutrientes que o seu bichinho necessita. Mas mesmo assim, muitos proprietários alimentam seu animal com alimentos caseiros. Quando eu digo alimentos caseiros, falo de dar restos de comidas ou mesmo fazer uma "papinha" com arroz, carnes e até polenta.

O problema principal com certeza é a falta de nutrientes, a alimentação caseira tende a deixar o animal obeso pelo excesso de carboidratos, pode também causar uma hipoproteinemia que é a falta de proteína fazendo com que o cão perca massa muscular e tenha ascite (liquido na cavidade abdominal), a falta de vitaminas como a A, D e B1 podem causar sérios transtornos como problemas ósseos e neurológicos, sem contar que a falta de nutrientes podem causar uma série de distúrbios gastrointestinais. As fezes de animais alimentados com comida caseira tendem a ser mais moles e com odor fétidos o que também gera um desconforto para o proprietário. 

No caso dos gatos o problema é um pouco mais sério porque esses necessitam de uma proteína chamada Taurina que eles não conseguem sintetizar. A falta desta proteína a longo prazo leva a degeneração de retina e cardiomiopatias (problemas no coração). A ração para gatos possuí esta proteína.
Gatos também podem ter esteatite quando alimentados em excesso ou unicamente com peixes. A alimentação a base de peixes leva a uma deficiência de vitamina E causando uma inflamação na gordura corporal (esteatite), o que é muito dolorido para o seu bichinho. O peixe pode ser dado mas não como alimento único por longos períodos.

Outros problemas que podem ser causados são as intoxicações. Excesso de cebola e alho podem intoxicar seu cão ou gato porque esses alimentos possuem uma substância que degrada a hemoglobina. A hemoglobina é responsável por transportar o oxigênio, a falta dela pode causar anemia e até uma insuficiência renal. A cebola e o alho podem estar presentes na alimentação mas em quantidades moderadas.

Se vocês optarem por uma alimentação caseira procure um médico veterinário que elabore uma dieta balanceada para o seu bichinho. Outra dica é a Alimentação Verde que consiste em oferecer carnes e vegetais balanceados para o seu animal (leia mais no Site Cachorro Verde).

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...