sábado, 15 de outubro de 2011

Basset Hound


Os basset hounds são do grupo dos SABUJOS, junto com os beagles, foxhound inglês, entre outras raças. Os sabujos tem como vocação perseguir a caça, cuja os rastros eles seguem, bastando um comando. Eles são notavelmente resistentes, corajosos e sociáveis.

HISTÓRIA

O basset hound tem origem de uma extinta raça francesa o basset de Artois. A raça adquiriu essas características atuais pelo cruzamento com o cão de santo-humberto na Grã- Bretanha: crânio em forma de cúpula com occipital proeminente, pele solta, lábios caídos. Os basset hounds é utilizado para caça de lebre, coelhos, cabritos, e até mesmo javalis.

CARACTERISTICAS

Possuem orelhas longas, olhos “tristes”, lábios caídos, dorso reto, membros traseiros musculosos, a cauda é sustentada alegremente, com uma leve curvatura, pele solta, pêlos curtos, lisos e espessos, sua pelagem é geralmente branco e fulvo, mas todas as cores admitidas para os sabujos são aceitas.

Tamanho: 33 a 38 cm
Peso: cerca de 20 Kg

TEMPERAMENTO

Quando filhotes costumam ser mais agitados, e encantam por andar pisando em suas próprias orelhas, mas quando adultos tornam-se calmos, e extremamente sonolentos e preguiçosos, muito ciumentos (e não gostam de ficar sozinhos), costumam ser teimosos, sendo difícil educa-los, mas são muitos afetuosos, doce e gentis (mas sempre há exceções).
Os bassets latem quando querem algo ou querem sugerir que não gostam de algo. Usam também uma lamentação baixa, quase um murmúrio, para chamar a atenção, o que soa a muitos proprietários como se seus Bassets “estivessem falando”.
A raça tem um instinto muito forte da caça e podem perseguir pássaros, aves, ciclistas ou mesmo a um cheiro, sempre que for possível. Por isso é recomendável sempre deixá-los presos a uma coleira quando for passear.

PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ESTA RAÇA É PREDISPOSTA

Otite (inflamação do conduto auditivo) – Leia sobre.
Conjuntivite – por causa dos olhos caídos, aumentando as chances de entrar sujidades.
Torção gástrica – Leia sobre.
Entropio – quando tem a inversão da pálpebra para lado de dentro, fazendo com que haja contato do pêlos com os olhos.
Ectopio – quando a borda da pálpebra se dobra para fora.
Dermatites.
Displasia Coxofemoral - Leia sobre.

 Ai vai um video dessas fofuras!

“Os meus cães de caça de pesadas barbelas e cor de areia, com as cabeças abaixadas recolhem o orvalho da manhã, os joelhos torcidos, e o ventre rasante, lentos na busca, mas sempre iguais em sua voz sonora como a dos sinos”
                                                                 Willian Shakeaspeare (Sonho de uma noite de verão)

Fontes:
Larousse dos cães

Foto: arquivo pessoal
Video: Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...