domingo, 30 de outubro de 2011

Hipismo Clássico (parte 2)

O uniforme para dias de treino é composto por um culote (a calça) de qualquer cor, uma bota e o capacete. Já para dias de prova, o culote deve ser branco ou bege, a camisa é específica com punho e gola branca, e uma casaca (que é como um blazer) que pode ser das cores preto, azul marinho, vermelho e cinza. As demais cores devem ser aceitas pela Confederação Brasileira de Hipismo. A bota (no caso das provas, preta) e o capacete continuam! Os acessórios (luva, espora, chicote) variam de acordo com a vontade e necessidade do conjunto.
O hipismo é um esporte que abrange qualquer idades. Para que possam participar de provas em campeonatos, as crianças devem ter no mínimo 7 anos. As categorias se iniciam na categoria Escola, que é para iniciantes. Essa categoria é até a altura de 0,90m e pode participar dessa categoria crianças e adultos, independente da idade, que nunca tenham saltado mais de 1,00m em outras provas. Lembrando que no hipismo homem e mulher competem em igualdade!! Não há diferenciação entre os sexos.
Quando o competidor chega a saltar 1,00m, as categorias irão variar de acordo com sua idade, e não mais somente de acordo com a altura saltada. Uma criança até 11 anos saltando 1,00m será Mini-Mirim, uma criança de 12 a 21 anos saltando 1,00m será Jovem Cavaleiro B, por exemplo. Já um adulto, acima de 21 anos, saltando 1,00m será Amador B. Caso esses atletas citados subam suas alturas, as categorias mudarão, da mesma forma, conforme as idades. A categoria Sênior se inicia a partir dos 18 anos, sendo reservada para os profissionais ou aqueles que saltam acima de 1,40m com mais de 21 anos. A categoria Sênior, para profissionais, pode ter provas de altura 1,20m, 1,30m, 1,40m, 1,50m e 1,60m. Para se ter um efeito comparativo, as provas Olímpicas são de altura 1,60m.
A título de curiosidade, o recorde mundial de salto em altura é de 2,47m, realizado por um chileno do exército chamado Alberto Larraguibel e seu cavalo Huaso em 1949!!!
Qualquer dúvida que tiverem ou qualquer coisa que precisarem eu coloco a Força Livre a disposição, e claro, coloco-me também!!! E já convido a todos a virem conhecer um pouco desse esporte maravilhoso aqui na Força Livre, onde dou aulas de hipismo.
Para uma aula experimental sem compromisso nem custo nenhum é só ligar e agendar com Fabiana – 33418484.
Obrigada, Paula Alho.

Vídeo: Paula Alho e Vetnil Acordian JMen


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...