quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Hipismo Clássico (parte 1)

O hipismo basicamente é a execução pelo conjunto cavalo/cavaleiro de um percurso pré-determinado de obstáculos. Na execução desse percurso, o conjunto busca não ter penalidades, como derrube de obstáculos, o conjunto recebe pontos. Assim, quanto menor o numero de pontos que o conjunto obtiver, melhor será sua classificação.
Serão penalizadas com pontos as seguintes ocorrências:
Derrube de cada obstáculo com alteração na altura (ou seja, a vara de cima) será penalizado em 4 pontos por obstáculo, não importando se cair apenas uma ou mais varas do salto, somando ao final do percurso.
Desobediência do animal também penaliza em 4 pontos. Qualquer desobediência que houver no percurso, seja um desvio que é quando o animal se nega a saltar e passa do lado do obstáculo que deveria ser saltado, ou um refugo, quando o animal se nega a saltar e pára em frente ao obstáculo que deveria ser saltado, ou até quando o animal se nega a andar para frente na realização de uma curva ou algo assim e anda para trás, o conjunto será penalizado. A diferença para o derrube é que na desobediência, o conjunto é penalizado em 4 pontos na primeira desobediência e na segunda desobediência o conjunto é desclassificado da prova.
No caso de erro de percurso por parte do cavaleiro, se o cavaleiro chegar a saltar um obstáculo na ordem errada ele também é desclassificado da prova. Caso o cavaleiro se perca, mas não salte outro obstáculo, este será penalizado apenas no tempo que ele está perdendo em não realizar o percurso, estando ele parado ou andando. Contanto que o cavalo, durante esse momento que ele está “perdido”, não ande para trás, o cavalo não pode passar do lado do obstáculo que deveria ser saltado, pois será visto como desvio, e o cavaleiro não faça um laço, que é quando o trajeto do cavalo cruza por cima de um trajeto que ele acabou de realizar. Isto também será penalizado em 4 pontos.
Caso o cavaleiro caia do cavalo, o cavaleiro também é desclassificado.
As penalizações são resumidamente essas, e as provas serão julgadas na grande maioria, ao cronômetro. Ou seja, o conjunto que realizar menor número de penalidades em menor tempo ganhará a prova.
Existem vários julgamentos diferentes para as provas, de acordo com as categorias dos participantes e da escolha por parte dos organizadores e juízes. Sendo assim, as categorias de crianças ou de pessoas que sejam iniciantes, independente da idade, será julgada Ao Tempo Ideal (a extenção do percurso vezes 350m por minuto), onde a prova é julgada da seguinte maneira: aquele que realizar a prova, com menor número de penalizações e em um tempo o mais próximo
do “ideal” será o campeão.
Para os adultos, a maioria das provas é julgada em dois tipos: Ao Cronometro e Normal com 1 Desempate. A prova “Ao Cronometro” é como dito anteriormente, ganha o conjunto com menor penalização num tempo mais rápido de realização do percurso. Já na prova “Com 1 Desempate”, todos os conjuntos que realizarem o percurso com o menor número possível de penalizações, realizarão um segundo percurso mais curto para desempatar. Neste segundo percurso, o julgamento será como “ao Cronometro”. Lembrando que, só estarão adepto ao desempate, os conjuntos que empatarem com menor número de penalidades no primeiro percurso. Ex: 2 pessoas não têm nenhuma penalização, 3 pessoas fazem 4 pontos e 5 pessoas fazem 8 pontos ao final do primeiro percurso. Só irão ao desempate as 2 pessoas empatadas SEM penalidades.

Por Paula Marchezoni Alho da Silva
Vídeo: Ana Vitoria Benis e FL Dado




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...