sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Paraplegia em cães



A paraplegia é a incapacidade total do animal sentir e movimentar os membros pélvicos, e diversas são as causas para que ocorra essa situação, como compressões medulares, doenças degenerativas, traumas medulares (atropelamentos), entre outros.
 
Em alguns casos além da perda de movimentação dos membros posteriores, eles podem também perder a capacidade de urinar sozinhos, sendo necessário que seja realizado massagem vesical (bexiga), para ajudar o animal urinar, e esse procedimento deve ser repetido algumas vezes por dia, para evitar uma possível infecção urinária.

É importante saber que em casos de traumas na coluna sejam por atropelamento, quedas, que fizeram o animal parar de caminhar, todo tempo é precioso, pois quanto antes o animal for levado ao veterinário, maiores são as chances dele voltar a caminhar, mas passado mais de 48 horas a chances caem muito.

Mas se isso ocorrer, nem tudo esta perdido, hoje em dia existem cadeiras de rodas especialmente para os cães, e eles costumam se adaptar super bem, no inicio tanto o cão, como o proprietário terá que passar por uma adaptação, afinal é tudo novo para ambos.
 
Os principais cuidados com cães paraplégicos é mante-los em locais bem acolchoados, principalmente os cães de grande porte, pois eles acabam formando feridas por ficar muito tempo em contato com o chão, deve sempre trocar o lado que o animal esta sentado, para não deixar o peso do animal sempre do mesmo lado, os cães mesmo tendo cadeirinhas de rodas, eles não podem ficar o tempo todo nelas, então tem que por e tirar o animal da cadeirinha todos os dia, e algumas vezes por dia, e como dito anteriormente os cães que não conseguem urinar sozinho, devem receber massagens para ajuda-lo urinar.

Onde conseguir a cadeira de rodas? Existem empresas especializadas que fabricam essas cadeirinhas, eles fazem tudo sob medida, e utiliza materiais leves, tudo para facilitar na adaptação do cão.

É sim um processo trabalhoso, porém antes de pensar em algo mais drástico, é importante tentar!!

Ai vai um vídeo de um cão na cadeira de rodas!!




 Até a próxima!

Fontes:
Video: Youtube
Fotos: cachorro.me
            OLX



2 comentários:

  1. Nossa que legal essa cadeira de rodas para cãe!

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Preciso com urgência de uma cadeirinha para minha boxer!
    Vocês indicam alguém???

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...