quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tosse dos Canis ou Gripe dos cães!


Olá!

O inverno já está no fim (não por aqui), mas mesmo assim vou falar de uma doença típica dessa época que é a tosse dos canis. A traqueobronquite infecciosa canina ocorre de maneira súbita e acomete o trato respiratório dos cães, não tendo uma faixa etária especial. Pode ser causada tanto por bactérias como por vírus. Ocorre com mais facilidade em locais que tenham um maior fluxo de animais como canis ou hotéis (daí o nome). O primeiro sinal de que o cão tem essa doença é a tosse, que é chamada de "tosse de ganso" e pode ter secreção ou não (pode ser seca ou com produção de muco), a tosse pode ser acompanhada por movimentos de vômito, geralmente confundidos com engasgo, o animal pode ou não apresentar febre. Quando há somente um agente envolvido a doença é mais branda e geralmente não necessita de tratamento, no envolvimento de mais de um agente (bactéria e vírus juntos) o quadro é mais severo e necessita de tratamento específico. Cãezinhos não vacinados e desmamados, animais idosos ou debilitados são os mais suscetíveis.
A vacinação pode ser feita, principalmente se o seu peludinho vai frequentar um local com grande população de outros cães. A melhor vacina é a intranasal por produzir anticorpos localmente e já proteger na primeira dose. O caso pode se complicar e o ideal é logo quando percebida a tosse o encaminhamento ao veterinário para o diagnóstico e medicação corretos, pelo não tratamento ou um tratamento incorreto podem ocorrer complicações como broncopneumonia.
Essa doença não é fatal para cães saudáveis, mas para os idosos ou debilitados pode ser mais severa e sem o tratamento correto é fatal.
Para a prevenção, além da vacinação correta e anual, pode-se evitar os banhos frequentes, principalmente nos de pelo curto que sentem muito frio, evitar a convivência com cães infectados ou com uma população muito grande.


Eu fico por aqui, até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...