
A causa da doença ainda não é esclarecida, mas a teoria mais aceita é que seja uma doença auto imune, porém quando realiza-se tratamento com corticóides, os animais costumam ter uma piora do quadro, levando a um maior questionamento da sua causa.
Os primeiros sinais que o animal apresenta é ataxia (incoordenação ao caminhar), evoluindo a paraparesia (incapacidade parcial de realizar movimentos voluntários com os membros posteriores), podendo chegar a tetraplegia (paralisia dos quatro membros), inicialmente o animal não apresenta incontinência urinária ou fecal, mas com o avançar dos sinais clínicos o animal pode desenvolver.
Para o diagnóstico é necessário que haja o descarte de outras doenças com sinais clínicos semelhante

Infelizmente ainda não existe um tratamento eficaz com comprovação científica para essa afecção, mas animais que fazem FISIOTERAPIA apresentam a evolução do quadro mais lentamente, comparado aos animais que não fazem nenhum tipo de exercicío. Há também alguns autores que descrevem que alguns fármacos como ácido aminocapróico, n-acetilcisteína e uso de vitaminas podem retardar o curso da doença, mas como dito anteriormente ainda não há nenhuma comprovação.
Fontes:
Bahr-bitúricos
Reabilitação animal
Oocities
Fotos:
Gettyimages
Reabpetit
Valeu, até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário