domingo, 7 de agosto de 2011

Identificação de animais - Folha de Londrina

Olá pessoal...nessa sexta feira saiu uma matéria muito interessante na Folha de Londrina, o uso de microchip e plaquinhas para identificação em animais.

Identificação Eletrônica( GPS ) - é um dos meios usados há mais de 15 anos no continente europeu mas que ainda é pouco difundido no Brasil.
O microchip é um método muito eficaz no caso de furto, perda e o abandono de animais além de ser uma medida de controle populacional de cães e gatos e para controle de zoonoses.


A identifição eletrônica é permanente e segura. O microchips tem o tamanho de um grão de arroz e é colocado sob a pele do animal de forma indolor com uma agulha próximo a nuca do animal. Esse chip possui um número de indentificação único no mundo resgistrado em uma base de dados que contêm o seu contato( proprietário - nome, endereço, email e também os dados do animal como data da vacinação, vermifugação, se sofre de alguma doença, se é alérgico entre outros dados)


A implantação do microchip é obrigatória para que se possa viajar com seu bichinho ao exterior. Países como os da União Européia e Japão o microchip é obrigatório, no Brasil a cidade de São Paulo e outros municípios do país já é lei a identificação de cães e gatos.


Como funciona?
O primeiro passo é procurar um Médico Veterinário da sua confiança para implantar o michochip na nuca do seu animal.Uma vez instalado, o proprietário recebe uma placa de identificação da Central de Atendimento e que de preferência deve ser colocada na coleira do animalzinho.

Caso o animal perca o rumo de casa basta a pessoa que encontrá-lo procurar um Médico Veterinário que possua o aparelho de identificação. Após rastreá-lo o médico terá todas as informações do proprietário em mãos podendo assim encontrar o dono do bichinho perdido.

Se o seu animal não possui algum tipo de identificação, ficará muito mais difícil encontrá-lo caso se perca.A implantação do microchip não é caro,em média R$ 80,00 já com a aplicação.
Então pessoal é de se pensar a implantação em nossos peludos já que a relação custo benefíco é muito bom.

Por hoje é isso pessoal...até o próximo post


Fontes: Folha de Londrina
http://www.petitpetrj.com.br/microchip.asp

Foto:
http://caninablog.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...