sábado, 6 de agosto de 2011

Mielopatia Degenerativa

A mielopatia degenerativa é uma doença neurológica degenerativa, caracterizada por uma evolução lenta, que era comumente descrita em PASTOR ALEMÃO, chegando a ser chamado de mielopatia degenerativa do pastor alemão, mas hoje em dia sabe-se que a doença pode acometer diversas outras raças de grande porte, criando suspeitas a respeito de predisposição genética , porém já foi descrito também em poodle miniatura, e costuma desenvolver-se animais a partir dos 5 anos de idade.

A causa da doença ainda não é esclarecida, mas a teoria mais aceita é que seja uma doença auto imune, porém quando realiza-se tratamento com corticóides, os animais costumam ter uma piora do quadro, levando a um maior questionamento da sua causa.

Os primeiros sinais que o animal apresenta é ataxia (incoordenação ao caminhar), evoluindo a paraparesia (incapacidade parcial de realizar movimentos voluntários com os membros posteriores), podendo chegar a tetraplegia (paralisia dos quatro membros), inicialmente o animal não apresenta incontinência urinária ou fecal, mas com o avançar dos sinais clínicos o animal pode desenvolver.
Para o diagnóstico é necessário que haja o descarte de outras doenças com sinais clínicos semelhantes como doença do disco intervertebral, síndrome da cauda equina, displasia coxofemoral. Mas nada impede que o animal tenha mais de uma doença concomitante.

Infelizmente ainda não existe um tratamento eficaz com comprovação científica para essa afecção, mas animais que fazem FISIOTERAPIA apresentam a evolução do quadro mais lentamente, comparado aos animais que não fazem nenhum tipo de exercicío. Há também alguns autores que descrevem que alguns fármacos como ácido aminocapróico, n-acetilcisteína e uso de vitaminas podem retardar o curso da doença, mas como dito anteriormente ainda não há nenhuma comprovação.

Fontes:
Bahr-bitúricos
Reabilitação animal
Oocities
Fotos:
Gettyimages
Reabpetit

Valeu, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...