domingo, 21 de agosto de 2011

AGOSTO - MÊS DO CACHORRO LOUCO


Agosto está chegando ao fim e não poderíamos deixar de falar de um assunto importantíssimo: a vacinação contra a RAIVA!

Por quê agosto? Dizem que é porque nesta época do ano há uma concentração maior de cadelas no cio, devido ao aumento da luminosidade (já que estamos saindo do inverno). Animais no cio se aproximam mais uns dos outros, causando uma maior taxa de transmissão da doença. Hoje com a vacinação já não se nota esse aumento dos casos de raiva em agosto, mas o mês lembra de fazer campanhas de vacinação e alertar sobre a doença!

A Raiva é uma doença que afeta mamíferos, causada por um vírus transmitido principalmente através da saliva por mordedura. Podendo ser transmitido também por lambida em feridas, mucosas ou arranhões. O principal transmissor da doença é o morcego hematófago (que se alimenta de sangue).
Os principais sintomas são: mudança de comportamento, agressividade (daí o nome Raiva), salivação excessiva e paralisia. *Nem todo animal que baba muito têm raiva!*

A Raiva não tem cura e além disso é uma zoonose (transmitida do animal para o homem), por isso o animal que apresente os sintomas da doença tem de ser eutanasiados (sacrificados) por veterinários e seu cérebro deve ser enviado para confirmação do diagnóstico. 

Por esses motivos a vacinação contra a Raiva é essencial, quando filhote deve ser feita com 4/5 meses e repetida anualmente. Se o seu cãozinho já é adulto procure um veterinário e vacine ele.

A vacinação é importante para o seu bichinho e para você, e mesmo que o seu gato ou o seu cãozinho não saia de casa, nada impede um morcego de cair no seu quintal, ou mesmo na sacada do seu apartamento (sim, acontece!) e aí, basta uma mordida do seu bichinho mesmo. Se o morcego possuir o vírus ele pode transmitir. 
Se algo do tipo acontecer, chame a vigilância sanitária ou a secretaria de saúde da sua cidade, o morcego deve ser recolhido e mandado para análise, e os cães da região vacinados.

É importante lembrar também, que se você for mordido por um animal, ou entrar em contato com algum animal que apresente os sintomas, você deve ir até um hospital ou posto de saúde e tomar a dose preventiva da vacina de raiva.



Então lembrem-se, chegou agosto, é hora de vacinar!

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...