quarta-feira, 29 de junho de 2011

Vacinação para gatinhos!




Olá!

É muito comum o pensamento entre proprietários de gatos de que eles não precisam de vacinação assim como os cães. Um pensamento completamente errôneo, pois assim como os cães os gatinhos devem ser vacinados a partir dos 45 ou 60 dias. A vacina é diferente da dos cães e protege contra doenças especificas felinas. Segue uma tabela com a idade e as doses a serem aplicadas:

Idade

Vacina

Proteção

45 – 60 dias

1º dose multiplas

Rinotraqueíte
Calicivirose
Panleucopenia

Clamidiose (Quádrupla)

90 dias

2º dose multipla

Rinotraqueíte
Calicivirose
Panleucopenia

Clamidiose (Quádrupla)

120 dias

3º dose multipla

Rinotraqueíte
Calicivirose
Panleucopenia

Clamidiose (Quádrupla)

4 – 5 meses

Anti-rábica (pode ser aplicada junto com a ultima dose da multipla ou separadamente).

Revacinação anual

Anti-rábica e multipla

A definição se a vacina vai ser: tríplice(Rinotraqueíte,Calicivirose,Panleucopenia),quadrupla(rinotraqueíte,calicivirose, panleucopenia, clamidiose) ou quíntupla (rinotraqueite,calicivirose,panleucopenia,clamidiose e leucemia felina)e a escolha de um desses tipos vai depender dos hábitos do gatinho, contato com outros animais e com a rua e o veterinário determinará com base nesses dados, por isso a consulta para vacinação é importante e a descrição dos habitos de seu animalzinho corretamente tem extrema importancia.

É importante ressaltar também que para a vacinação o seu bichinho não pode estar com

febre, diarréia ou qualquer outro sinal de infecção porque, se feita a vacinação, o organismo pode se confundir e não saber para o que produzir anticorpos, podendo resultar na perda de seu pet.

Gatos adultos e nunca vacinados devem receber duas doses de vacina múltipla (com intervalo de 21 dias entre elas) e uma dose de vacina anti-rábica com reforço anual. Gatos que não se sabe o histórico de vacinação também devem receber o mesmo esquema de vacinação citado acima. Nunca se deve vacinar gatinhos com menos de 45 dias pois os anticorpos passados de mãe para filho podem inativar a vacina e a dose ser perdida.

As doenças pelas quais seu bichinho recebe proteção são as seguintes:

- Rinotraqueíte: Causada por vírus, conhecida como a “gripe do gato”, transmitida pelo contato direto entre gatos saudáveis e doentes, o espirro é a principal fonte de infecção. Os sintomas são: espirros seguidos, conjutivite, salivação, lesões na boca(animais deixam de comer pela dor) e também descarga catarral pelo nariz. A doença pode ser fatal para animais debilitados e filhotes.

- Calicivirose: sintomas semelhantes aos da rinotraqueíte, as ulcerações são mais graves podendo afetar as narinas, se o vírus chegar ao pulmão pode causar edema e pneumonia.

- Panleucopenia: causada por um vírus muito resistente e que pode sobreviver no

ambiente por até um ano, transmitida pelo contato de animais saudáveis com secreções e excreções de animais doentes, semelhante a parvovirose canina, tem alta mortalidade. Sintomas: febre alta, falta de apetite, apatia, fraqueza e sonolência, podendo haver diarréia, vômito e desidratação.

- Clamidiose: é zoonose (passa de animais para humanos), é causada por uma bactéria. Sintomas: conjuntivite, rinite e conjuntivite neonatal.

- Leucemia: o vírus dessa enfermidade ataca e enfraquece o sistema imune, alguns gatos resistem a exposição do vírus e não ficam doentes e alguns podem se tornar portadores e carrear o vírus por tempos sem demonstrar sinais. A transmissão acontece pelo contato intimo e prolongado entre animais doentes ou portadores e animais saudáveis, o virus é eliminado pela saliva, fezes e urina. Os sintomas são normalmente secundários a queda na imunidade: aparecimento de lesões na pele, problemas reprodutivos, retardo na cicatrização de feridas e propensão ao desenvolvimento de tumores.

Leve seu mini-leão ao veterinário para avaliações constantes e vacinação anual, o veterinário saberá indicar a melhor vacina. O teste para leucemia também deve ser feito principalmente se você adotou o seu gatinho da rua ou de abrigos. O vermífugo também deve ser dado aos gatinhos com no minimo 45 dias e repetido apos 15 dias, após isso de 6 em 6 meses ou de 3 em 3 de acordo com a indicação veterinária.

Eu fico por aqui! Até a próxima!

Fontes: http://www.imotion.com.br/imagens/details.php?image_id=16109

http://www.ciadogatopersa.com.br/inic/vacina.htm

http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=vacinacao_esquemagato.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...