domingo, 29 de maio de 2011

Filhotes


Olá pessoal!!
Estava aqui na internet pensando em um tema para o nosso post de hoje e decidi falar sobre Filhotes,essas pequenas fofuras que precisam de cuidados especiais e que muitos dos donos nem sabem por onde começar.

Após adquirir o seu filhote o primeiro cuidado e principal é certificar as sua vacinas.Se no local onde você o adquiriu não entregou nenhuma carteira de vacinação e vermifugação o melhor a fazer pela saúde do seu bichinho é levá-lo o mais rápido possivel ao Médico Veterinário para que comece um programa de imunização.

A vacinação é muito importante, pois esta vai proteger o animal contra sérias doenças, permitindo que ele fique livre para fazer o que mais gosta: Brincar e Passear!!Além de que algumas doenças podem ser transmitidas dos animais para o homem, por isso vacinar é cuidar da saúde do animal e também das pessoas que convivem com ele.

O animal deve estar saudável para ser vacinado,sem febre,diarréia e previamente vermifugado. Se seu filhote estiver com alguma enfermidade pode ocorrer falhas no esquema de vacinação então certifique se seu animal está saudável antes de começar o programa de vacinas.
As vacinas e o intervalo entre as doses vão estar a critério de cada Médico Veterinário, sendo as vacinas multiplas(V8 e V10) e anti-rábica obrigatórias em qualquer programa de vacinação.

São recomendadas pelo menos 3 doses da vacina múltipla, iniciando-se o programa de vacinação ao redor dos 45 dias de vida, período no qual a imunidade transmitida pela mãe está terminando, e revacinar a cada 21 ou 30 dias até completar as 3 doses.

As vacinas múltiplas protegem seu cão contra diversas doenças: Leptospirose (4 sorovares), Cinomose, Hepatite Infecciosa, Parvovirose, Coronavirose, Adenovirose e Parainfluenza.

As vacinas múltiplas de gatos protegem contra: Calicivirose (FCV), Panleucopenia Felina (FPL), Rinotraqueíte (FVR), Clamidiose.

Além dessas vacinas tem que ser dada também, tanto para cães quanto para gatos, a vacina contra a Raiva, extremamente importante por essa doença ser considerada uma zoonose, e também por não ter cura para os animais.

Existe também vacinas contra a Gripe Canina, Giardíase e Leptospirose, as quais se adéquam aos programas de vacinação e devem ser indicadas pelo Médico Veterinário, caso seja necessário a sua utilização.

SUGESTÃO PROGRAMA BÁSICO DE VACINAÇÃO

CÃO
6 semanas - MÚLTIPLA (1° DOSE)

9 semanas - MÚLTIPLA (2º DOSE)

12 semanas- MÚLTIPLA (3° DOSE) + ANTI-RÁBICA

Anualmente – reforços da MÚLTIPLA + ANTI-RÁBICA

GATO
6 semanas - MÚLTIPLA (1° DOSE)

9 semanas - MÚLTIPLA (2º DOSE)

12 semanas- MÚLTIPLA (3° DOSE) + ANTI-RÁBICA

Anualmente – reforços da MÚLTIPLA + ANTI-RÁBICA


Existem importantes diferenças raciais e regionais que determinam variações nos programas de vacinação dos animais. O Médico Veterinário é o único profissional habilitado a elaborar um correto programa de vacinação, bem como avaliar as condições clínicas do animal, verificando se ele está apto a receber a vacina.
Todo esse processo é muito importante para a manutenção da saúde dos animais, daí a necessidade de se utilizar vacinas de qualidade que são as vacinas importadas, e que sejam aplicadas pelo Veterinário.
Nunca procure casas agropecuárias pois esses estabelecimentos não são autorizados para realizar aplicações.


Bom gente é isso! até o próximo post

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...