O relacionamento entre cães e gatos é folcloricamente impossível. Na prática, ele tem grandes chances de dar certo, tudo vai depender de como o proprietário educa seus animais.
Quando bem educados, os gatos podem viver pacificamente com os cães, quando crescem juntos a convivência geralmente torna-se harmoniosa, pois crescendo juntos conhecem os comportamentos e as linguagens de cada um. Mas isso não quer dizer que seja impossível socializar animais adultos.Segundo especialistas, a socialização se dá entre os 2 e 4 meses de idade, tanto do cão quanto do gato. Neste período, eles começam a perder o medo e a conhecer o ambiente e seus elementos, entretanto em contato com pessoas e animais diferentes.
Algumas dicas para proporcionar uma boa convivência entre cães e gatos:
- Prefira que ambos sejam filhotes para facilitar a aceitação mútua. Antes da chegada do novo animal da casa, pegue um pano com seu cheiro e coloque perto do seu outro pet.
- Procure estar sempre como o cão e o gato. Divida o carinho entre os dois sempre que o cão ou o gato aceitar bem o novato, faça mais carinho e dê a ele um petisco.
- Acaricie e dê petiscos ao animal mais antigo da casa na presença do novo. Caso Haja alguma atitude hostil, pare tudo. Com algumas repetições, ele logo entenderá que a hostilidade ao novo animal se traduz em parar de receber algo que ele gosta.
- Nunca agrade o animal mais antigo quando ele estiver sendo agressivo com o mais novo. Isso pode ser interpretado como um estímulo ao mau comportamento.
Até o próximo post!! ;)
Fontes:
http://www.nemri.com.br/
revista especial para gatos/anuário cães 2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário