terça-feira, 19 de julho de 2011
TOP 10: Itens domésticos que podem prejudicar seu pet
Os Pets são muito curiosos e exploram tudo com o focinho, e com isso, podem ingerir substâncias potencialmente tóxicas, e que são encontradas dentro de casa. Aqui vai uma lista dos 10 itens mais comuns de serem encontrados em casa e que podem, eventualmente, intoxicar seu pet. Lembrando que as intoxicações entraram na nossa lista de TOP 10 de quando levar seu pet ao veterinário (http://conscienciapet.blogspot.com/2011/06/top-10-quando-levar-seu-pet-ao.html), e que estão classificadas como causa de 15 a 25% das idas ao veterinário hoje em dia.
1º COMIDA HUMANA - Nossa dieta e nossas necessidades nutricionais são diferentes da de um cão, por isso, não podemos fornecer alimentos humanos para cães sem que haja indicação veterinária. Algumas comidas humanas bem comuns são consideradas tóxicas para os cães como o Chocolate, principalmente os mais escuros (amargos) contém substâncias como a cafeína e teobromina que o cão não tolera muito bem. A dose tóxica varia com o cão, o tipo de chocolate e a quantidade ingerida. Pode causar desconforto gastrointestinal, batimentos cardíacos irregulares, tremores, convulsões e até morte em casos extremos. As Uvas e Passas podem levar a falência renal. A Macadâmia pode causar desconforto gastrointestinal, tremores e fraqueza. O Abacate pode levar à vômitos e diarréia. E as Gomas Sem Açúcar contém xilital, uma sobstância que diminui o nível de açúcar no sangue, podendo causar fraqueza, incoordenação, tremores e convulsões.
2º RODENTICIDAS - Os mais comuns tem como princípio ativo o warfarin, baseado em anticoagulantes que bloqueiam a vitamina K levando à hemorragia interna causando a morte dos roedores e consequentemente dos cães que a ingerem; devido ao seu tamanho, nos cães, o sangramento pode ocorrer de 3 a 5 dias após a ingestão do rodenticida. Outros rodenticidas não muito comuns são à base de Colecalciferol, que afeta principalmente os rins, e outro à base de Bromethalin, que age sobre o cérebro, e dos 3 tipos, este é o mais grave e mais difícil de tratar.
3º INSETICIDAS - Por sorte, hoje em dia, os inseticidas mais usados não são tóxicos para mamíferos ou contém uma dose muito baixa que não intoxica os cães. O maior problema é que os inseticidas em forma de iscas podem servir como corpo estranho estomacal, sendo necessário nesses casos a intervenção cirúrgica.
4º REMÉDIO HUMANOS - Dentre os mais comuns e tóxicos para cães podemos incluir o Ibuprofeno e o Paracetamol. Por isso, de preferência, mantenha seus medicamentos no seu banheiro, ou em um lugar que eles não possam cair no chão; e nunca auto-medique seu cão sem a indicaçao de um veterinário.
5º REMÉDIOS VETERINÁRIOS - Quando seu cão é medicado em casa, tenha certeza de que a dose esta adequada, siga corretamente as indicaçoes e tire qualquer dúvida com o veterinário antes de começar a administração.
6º PLANTAS - Mastigar plantas pode ser um hábito comum de gatos, mas alguns cães com desconforto estomacal podem fazê-lo. Portanto é importante saber quais as plantas são tóxicas para seu pet e manter em seu jardim apenas plantas seguras para ele. Dentre as plantas tóxicas mais comuns nos nossos jardins estão o Crisântemo, Espirradeira, Azaléa, Ciclame, Amaryllis e brotos de Narciso e Jacinto.
7º FERTILIZANTES - Tipicamente, os fertilizantes contém nitrogênio, fósforo, potássio e herbicidas e inseticidas como aditivos. O ideal é manter os pets longe de jardins recém-fertilizados, ou usar fertilizantes orgânicos, chamados de pet-friendly.
8º PRODUTOS DE LIMPEZA - Muitos deles são tóxicos, por isso é interessante considerar o uso de soluções naturais, já existentes no mercado. Em caso de ingestão de produtos contendo lixívia ou limpadores de drenos, não induzir o vômito de seu pet!!!
9º METAIS PESADOS - Os principais são o Zinco e o Chumbo. O Zinco é encontrado em moedas, que quando ingeridas por seu pet, pode causar distúrbios gastrointestinais e anemia. Já o Chumbo, hoje em dia não é muito comum, mas antigamente era encontrado em tintas, por isso, deve-se tomar cuidado em reformas de casas muito antigas que possam conter tintas com presença de Chumbo e que possam intoxicar seu cãozinho.
10º PRODUTOS QUÍMICOS DIVERSOS - Anticongelantes (Etilenoglicol), pintura, solventes de tintas e produtos químicos de piscina são considerados tóxicos para nossos pets, e geralmente vem classificados como tóxicos em suas embalagens, por isso, manter fora do alcance de seu cão qualquer produto químico considerado tóxico, mesmo que para humanos.
FICA A DICA: PREVENIR É O MELHOR TRATAMENTO!!!
*Portanto mantenha qualquer desses produtos fora do alcance de seu pet, evite seu uso se possível, substitua-os e/ou tome todas as medidas de precaução para que seu cão não tenha acesso a qualquer desses itens que poderão intoxicá-lo e muitas das vezes levá-lo à morte.
*Em qualquer caso de intoxicação, ou suspeita, levar seu cão imediatamente ao seu veterinário de confiança, e se possível, levar o produto que causou os sintomas junto, para que o veterinário saiba exatamente o tipo de substância que está intoxicando seu cão!
Em breve um post sobre como montar um guia de primeiros socorros para os donos de cães. Muito bacana e útil, e que pode ajudar a salvar a vida de seu cão em situações que a ida ao veterinário não pode ser imediata, como algumas das citadas acima.
Até o próximo! ;)
Fontes: http://www.cesarsway.com/ e http://weheartit.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário