quinta-feira, 12 de julho de 2012

Síndrome de Wobbler em Equinos


A mielopatia cervical estenótica, conhecida como Síndrome de Wobbler ou Bam­beira, é uma enfermidade resultante da compressão da medula cervical. Essa alteração ocorre em virtude de distúrbios durante a formação das vértebras cervi­cais, fazendo com que duas vértebras adjacentes se articulem de forma imperfeita. É observada em cavalos de todas as raças, com maior frequência em Puro Sangue Inglês, principalmente em machos. Em geral, os animais demonstram a malformação vertebral cervical com menos de três anos de idade.
A etiologia inclui desequilíbrio nutricional de cavalos em fase de crescimento, exercícios vigorosos, lesões físicas e rápida taxa de crescimento. A maioria dos cavalos jovens com MVC têm várias manifestações de doenças ortopédicas do desenvolvimento. Não está esclarecido se há predisposição genética para essa afecção.
A compressão da medula espinhal é respon­sável pelos sinais clínicos de fraqueza ou paresia, ataxia, dor, espasticidade presente em todos os mem­bros e uma marcha anormal caracterizada pela oscilação. Devem ser consi­deradas no diagnóstico diferencial de outras doenças.
O diagnóstico envolve o reconhecimento dos sinais clínicos e da estenose do canal verte­bral, incluindo um exame neurológico completo, radiografia, mielografia cervical e estudo do líquor, levando-se em consideração o histórico do animal, dados sobre a raça, linha genética, nutrição e idade.
Os métodos de diagnóstico por imagem são bastante úteis no diagnóstico diferencial de outras doenças que cursam com sinais nervosos, como mieloencefalopatia protozoária equina, mielo­encefalopatia por herpes-vírus equino e traumas da medula, porque eles mostram alterações na conformação vertebral, assim como áreas de com­pressão da medula.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...