quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rio, O Filme

Para essas férias, recomendo a toda família o desenho “Rio, O Filme”.

Muito fofo, a história é sobre uma ararinha-azul macho, chamada Blu que é capturado da floresta e vai para o comércio os Estados Unidos, se perdendo no caminho e sendo encontrado por uma garotinha que vira sua dona, a Linda, e eles viram grandes amigos por muitos anos.

O filme continua mostrando uma cena 15 anos depois, de Linda acordando com Blu em sua livraria, onde um cientista do Rio de Janeiro chamado Túlio entra e diz que o animalzinho é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que precisa levá-lo até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer eles acasalarem e preservar a espécie. No início ela rejeita a proposta, mas depois pensa melhor e resolve partir para o Rio de Janeiro.

O restante da história se passa na cidade do Rio de Janeiro, onde eles vivem grandes aventuras!

E abaixo segue um pouco de informação sobre a espécie protagonista, tão ameaçada de extinção no planeta.


A ararinha-azul é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta devido à destruição de seu habitat e, principalmente, pelo tráfico ilegal desses animais. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no Brasil, e outros 70 em cativeiro espalhados pelo mundo, sendo 2 desses no zoológico de São Paulo.Apesar de serem um casal, nunca tiveram filhotes.

Sua dieta consiste principalmente de sementes e o período de reprodução está associado a época das chuvas. Mede de 55-60 centímetros de comprimento, possui uma envergadura de 1,20 metros e pode pesar de 286 a 410 gramas. A plumagem possui vários tons de azul, o bico é inteiramente negro, os olhos são amarelos e as fêmeas menores que os machos.

Informações sobre a ecologia e comportamento da ararinha são limitadas, já que as pesquisas só começaram na década de 80, quando somente três indivíduos restavam na natureza.

A ararinha-azul é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como "em perigo crítico" (possivelmente extinta na natureza) e pelo Ministério do Meio Ambiente como extinta na natureza desde 2002.

Em 1990 o Governo Brasileiro criou o Comitê Permanente para Recuperação da Ararinha-Azul (CPRAA), que é composto por várias entidades e pesquisadores (até mesmo internacionais).

Em 1991, o CPRAA criou o PROJETO ARARINHA-AZUL, com a finalidade de estudar a ave em seu habitat natural, buscando preservar as áreas em que ela vive e conscientizar as pessoas sobre a importância disso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ararinha-azul

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_%28filme%29

http://www.ararinha-azul.vilabol.uol.com.br/index2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...