sábado, 5 de novembro de 2011

SÍNDROME VESTIBULAR EM CÃES


O sistema vestibular tem como função manter o equilíbrio, e o posicionamento normal da cabeça e dos olhos.
A síndrome vestibular pode ser classificada em PERIFÉRICA e CENTRAL.
Diferentes podem ser as CAUSAS para o desenvolvimento desta síndrome, como um problema congênito, otite interna, traumatismo de cabeça, neoplasia, idiopática (quando não se sabe a causa), iatrogênica (aquela causada pelo homem, principalmente durante a limpeza dos ouvidos dos cães), geriatrica, ototoxicidade por algum fármaco, substâncias químicas, hipotireoidismo, sendo estas as causas para a síndrome vestibular periféria.
E em casos de síndrome vestibular central as causas mais comuns são neoplasias, encefalites, menigoencefalites, trauma, deficiência de tiamina.
É importante que o veterinário saiba diferenciar a síndrome vestibular periférica da central.
Os sinais clínicos da periférica são: head tilt (torção de cabeça), nistagmo horizontal/rotacional (movimentos involuntários do globo ocular) e não faz nistagmo posicional , andar em círculos, desorientação, pode também desenvolver síndrome de horner.
Os sinais da central são: nistagmo horizontal/vertical/rotacional, este nistagmo é posicional e não posicional, head tilt, ataxia, perda da propriocepção, e alteração do estado mental.
A diferenciação entre a periférica e central é importante tanto para direcionar o clínico com relação a causa e também ao prognóstico (chances de cura) visando que a síndrome vestibular central é mais considerada mais grave.
Para o diagnóstico da causa dessa síndrome é importante para o clínico o histórico do animal, e com exames laboratoriais ir excluindo as possíveis causas, até chegar na causa mais provável e iniciar um tratamento, que será diferente para cada causa.

Referências:

Um comentário:

  1. Sindrome vestibular periferica pode matar ? O que acontece se demorar comecar o tratamento ?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...