terça-feira, 4 de outubro de 2011

A RAIVA

A Raiva é uma doença contagiosa, causada por um vírus e umas das mais graves zoonoses. Tem caráter agudo, ou seja, quando seus sintomas aparecem, são muito intensos. É de grande importância na saúde pública, principalmente por ser considerada incurável.
Sua transmissão se dá principalmente a partir da saliva de cães ou gatos doentes, ou mesmo aqueles que já foram infectados pelo vírus da Raiva, mas que ainda não apresentaram os sintomas, portanto, por mordeduras de cães e gatos, ou arranhões, uma vez que esses cães salivam excessivamente e podem contaminar suas patas com saliva, transmitindo a doença por arranhões.As mordidas nos braços e rosto são mais perigosas, pois o vírus ataca o sistema nervoso. Além disso, morcegos hematófagos, aqueles que se alimentam de sangue, também transmitem a doença, tanto para os animais quanto para o homem.

Após a mordida, o período em que o vírus permanece no corpo do animal ou do homem é de 20 a 60 dias até apresentar os primeiros sintomas, por isso a importância de observar por um tempo um animal que possivelmente te mordeu, pois ele pode ter o vírus da raiva, mas ainda não apresentou os sintomas e já está transmitindo a doença.

NO CÃO
São 3 tipos de Raiva que o cão pode apresentar:
- Raiva Furiosa: primeiro o animal muda seu comportamento, procura lugares escuros, não pára quieto, não atende ao chamado do dono, late ou morde o ar sem motivo aparente, recusam comida, procuram água mas não conseguem beber, salivam muito. Em seguida, se tornam violentos, fogem de casa, atacam outros cães, até entrar no estágio paralítico, seguido de morte.
- Raiva Muda: os primeiros sinais são iguais ao da Raiva furiosa, além disso, o cão se apresenta muito sonolento, neste tipo de raiva o animal não passa pelo período de excitação, ele segue direto para as paralisias, começando pelo queixo caído, mantendo a boca sempre aberta, e com isso, os sintomas se agravam até a morte do animal.
- Raiva Intestinal: neste tipo de raiva, o cão apresenta vômitos, cólicas, gastroenterites hemorrágicas, não apresenta sinais de agressividade nem paralisia, mas morre em poucos dias. É o tipo mais raro.

NO HOMEM
Os sintomas são basicamente os mesmos que nos animais, sendo os principaisa sensação de falta de ar, hidrofobia (horror à água), insônia e angústia.

Por ser considerada incurável, tanto para animais como humanos, é IMPRESCINDÍVEL seu controle.
E para isso alguns cuidados são fundamentais:

- Os cães e gatos devem ser vacinados anualmente contra a Raiva.
- Ao ter conhecimento de morcegos na sua região, previna-se iluminando áreas externas, coloque telas em janelas, feche passagens para porões, forros, sótãos.
- Na presença de um morcego, não toque nele, principalmente de dia, pois os morcegos são animais noturnos, e quando avistados de dia, é porque normalmente estão doentes, nestas situações, contate o Centro responsável pelo controle de zoonoses da sua região e solicite vistoria.
- Nos casos de suspeita de contato com morcegos, consulte um médico ou órgão oficial de controle da raiva.
- Se tiver contato com um cão ou gato raivoso ou suspeito, procure o Centro de zoonoses de sua cidade, para aplicação da vacina pós-exposição.
- Se foi mordido por um cão ou gato raivoso, não o sacrifique, ele deverá ser observado por pelo menos 10 dias, se ele apresentar os sintomas, você precisará tomar a vacina, caso contrário, não é necessário.
- Animais vacinados contra a Raiva, que forem mordidos por animais raivosos/suspeitos ou morcegos em áreas endêmicas, devem ser revacinados e observados por 90 dias.
- Animais não vacinados que forem mordidos por animais raivosos/suspeitos ou morcegos devem ser sacrificados, ou se o dono não concordar, deverão ser isolados durante 10 dias, e após este período, se estiver sadio, poderá voltar ao seu dono.


Para que as medidas de controle sejam eficientes, é necessário que a população apóie ações das autoridades de saúde, como Campanhas de vacinação Contra Raiva. A conscientização da população de que a Raiva é uma doença incurável, que leva a morte lenta e com grande sofrimento é importantíssima para evitar que esta doença se espalhe. Os cuidados mínimos, como a vacinação de animais de cães e gatos anualmente, podem salvar a vida de muitas pessoas e outros animais.

As vacinas de cães e gatos devem ser administadas a partir dos 4 meses de idade, com reforço após 1 ano de idade e depois disso, anualmente. Sempre feitas por um Médico Veterinário, ou Órgãos de Saúde Pública.



Nós, do ConscienciaPet apoiamos as Campanhas de Vacinação feitas nos municípios para o controle da Raiva. Esta semana, integrantes do blog com mais alguns alunos de Veterinária da UNOPAR foram para Cambé auxiliar na Campanha de Vacinação Contra Raiva em parceria com a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária da cidade. Grupos de alunos e instrutores percorreram a cidade, de casa em casa, vacinando cães e gatos gratuitamente. Em Cambé foram encontrados 2 morcegos posistivos para Raiva, por isso a importância da Campanha. Aqui estão algumas fotos da Campanha de Cambé, cedidas pela nossa amiga e colega de classe Renata Cilião, feitas durante esta terça-feira acompanhada da aluna Eloisa Nickenig. "Tal vacinação é de imensa importância, uma vez que por ventura o animal entre em contato com morcegos, já estará imune à doença, ressaltando ainda que a ajuda dos proprietários, tanto na conteção como compreensão foi imprescindível para realização da campanha. Agradecemos o grande apoio por parte deles.", destaca Renata.


 Renata e Eloisa distribuíram folders sobre vacinação, vermifugação e cuidados gerais, além da conscientização dos proprietários e vacinação de cães e gatos contra a Raiva.


Obrigada, e até a próxima!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...