quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Meu cão/gato tem um nódulo, e agora?


Os nódulos em cães e gatos podem ter várias origens. As neoplasias ainda são mais comuns, mais existem ainda os processos inflamatórios, os abcessos, entre outros. Os fatores envolvidos na formação das neoplasias não são bem conhecidos mas envolvem predisposição genética entre outros. No caso das neoplasias mamárias a aplicação de anticoncepcionais pode desencadear a formação de nódulos (neoplasia mais comum entre cadelas). Seu animalzinho pode não desenvolver sintomas relacionados ao nódulo e sua localização mas isso não quer dizer que ele não está sendo prejudicado por aquilo, algumas neoplasias tem maior incidência de metástase (nódulos secundários em órgãos originados do nódulo primário e muito mais agressivo).

Dentre as neoplasias que acometem os cães, as mais comuns estão:

*Osteossarcoma: acomete geralmente cães de grande porte, é um tumor ósseo, muito agressivo e com alto potencial metastático. Localizado geralmente em membros.
* Neoplasia mamária: é a mais comum das neoplasias em cadelas e gatas, acomete mais ou menos 50% da população canina, localizado nas mamas ou ao redor delas.
*Linfoma: neoplasia que acomete os linfócitos (células brancas de defesa do organismo), se caracteriza pelo aumento dos gânglios linfáticos (em baixo das patas da frente e na região inguinal nas patas traseiras).
*Mastocitoma: neoplasia cutânea (pele) mais comum nos cães, pode se localizar em várias regiões e o Boxer é o mais acometido.

Entre os gatos as mais comuns são:

*Carcinoma de células escamosas: acomete geralmente animais de pelagem clara, deve se diferenciado de enfermidades fúngicas, geralmente localizado em extremidades como ponta das orelhas ou patas e também no plano nasal.
*Neoplasia mamária: igualmente nas cadelas, nos gatos tem um comportamento diferente e geralmente é mais agressivo.
*Leucemia: acomete o sistema hematopoiético do animal (produção de células sanguíneas), acomete geralmente animais infectados com FelV.
*Linfoma: igualmente nos cães também.

A partir do momento em que você percebeu a presença desse nódulo existem algumas medidas a serem tomadas, como:

- inspecione o seu animalzinho a procura de mais nódulos;
- veja se há a possibilidade de aquilo ser simplesmente um machucado ou uma mordida de inseto;
- não espere para ver se o nódulo desaparece, leve seu animalzinho ao veterinário e peça um exame completo;
- dentre os exames necessários, peça uma citologia aspirativa (coleta de células do nódulo) para identificação do tipo do nódulo, se ele é mesmo uma neoplasia (câncer) ou simplesmente um processo inflamatório. Se caso a citologia der inconclusiva (o que é comum), peça uma biópsia para exame histopatológico que irá diagnosticar mais precisamente que tipo de células esse nódulo contem e se ele é maligno ou não. A biópsia é um processo mais agressivo, portanto sempre comece com a citologia se o nódulo foi percebido a pouco tempo e se é único.
- Peça sempre, sem exceção, um exame radiográfico completo para verificação de presença de metástases;
- Exames complementares como Ultrassonografia, hemograma completo também devem ser feitos.


Após os exames e o diagnóstico definitivo, existem várias possibilidades de tratamento. Na neoplasias em que há a possibilidade de remoção cirúrgica, os resultados tem sido satisfatórios quando a técnica empregada é feita corretamente e a neoplasia é removida com uma ampla margem de segurança. No caso de metástase a quimioterapia associada com a radioterapia ou só a radioterapia são os procedimentos de eleição.
O diagnóstico de uma neoplasia sem cura não é necessariamente indicativo de eutanásia (sacrifício). Nesses casos é feito um tratamento paliativo (sintomático) com medicamentos que proporcionarão um alivio e uma melhora na qualidade de vida desse animalzinho.
A quimioterapia é o procedimento de eleição para os linfomas e leucemias, os efeitos colaterais são menos severos que nos humanos, as drogas são administradas endovenosamente e por serem tóxicas é feito um período de fluidoterapia antes e
depois das sessões para evitar o acúmulo dessas substâncias no organismo.

A observação contínua de seu animalzinho, as visitas regulares ao medico veterinário, alimentação balanceada, castração e o não uso de anticoncepcionais são alguns dentre os muitos meios de prevenção dessas neoplasias. Acaricie sempre seu amigão e enquanto isso verifique tudo nele, desde a presença de ectoparasitas até os nódulos, além de estreitar os laços entre vocês, você vai estar colaborando com a saúde desse que te traz tanta alegria, amizade e amor.

Eu fico por aqui, até a próxima.





fontes:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...