sábado, 8 de outubro de 2011

Leishmaniose


O que é?

A leishmaniose é uma zoonose, causada por um protozoário intracelular do gênero leishmania, e é considerada a 2° doença causada por protozoário que mais mata no mundo.

Como é transmitida?

A transmissão ocorre através da picada do mosquito hematófago Lutzomya contamido. E NÃO se transmite do animal para o homem, animal para animal, ou homem para o homem.

Quais são os tipos de Leishmaniose?

Existem dois tipos de leishmaniose a cutânea e visceral.

Leishmaniose cutânea: é caracterizada por lesões cutâneas persistentes, mas geralmente auto limitante, sendo elas ulceradas com bordos elevados, principalmente em região de orelhas, focinho, e bolsa escrotal, e em poucos casos apresenta lesões disseminadas, e geralmente o animal se apresenta num bom estado geral.

Leishmaniose visceral: conhecida também como Calazar, é uma forma clínica mais grave da doença, podendo desenvolver uma doença sistêmica fatal. Porém os animais podem apresentar-se assintomáticos ou com poucos sinais. No inicio surgem sinais dermatológicos como descamação, seborréia, unhas anormalmete grandes, ulceração e quedas de pêlos, que costuma ser simétrico, e com o desenvolver da doença tem queda de peso, atrofia muscular, oscilação de temperatura, apatia, alterações oftálmicas, podendo levar até a cegueira, ceratoconjuntivite, anemia intensa, sangramento nasal, baço e fígado aumentados de tamanho.
A queda de imunidade agrava muito as condições do animal, já que aumenta a chance de desenvolver outras doenças.

Como diagnosticar?

O diagnóstico se da pelos sinais clínicos e exames laboratoriais confirmatórios.

Tem tratamento?

Este é um ponto muito discutido, já que muitos defendem que os animais positivos devem ser sacrificados e outros acreditam que devem ser realizado o tratamento, já que esta é uma zoonose de grande importância para saúde pública, outro ponto é que com o tratamento muitas vezes não leva a cura do animal, apenas elimina os sinais clínicos e a progressão da doença.

Como posso proteger meu pet?

Como a transmissão se da pelo mosquito, então é importante evita-los colocando telas em janelas, não deixar o animal exposto ao entardecer que é o horário que mais tem mosquitos, uso de colares impregnados por deltametrina, e vacinas.


A LEISHMANIOSE É UMA DOENÇA DE NOTIFICAÇÃO OBRIGATÓRIA!

 Imagens: WSPA
                 Portal São Francisco



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...