domingo, 2 de outubro de 2011

Cão ou Gato?

Quando alguém resolve ter um pet pela primeira vez sempre vem a dúvida: qual espécie escolher? E como os mais comuns são os cães e os gatos resolvi listar para vocês algumas vantagens e desvantagens que podem ajudar  na hora de escolher um bichinho.

Cães: 

Vantagens: São amorosos e companheiros, sem contar que ajudam a proteger a casa, mesmo quando pequenos pois servem de alarme. Geralmente são ótimos com crianças e aprendem as regras da casa facilmente.
Desvantagens: Dão trabalho, principalmente quando filhote que estão aprendendo a se comportar (mordem tudo o que veem pela frente). Fazem mais sujeira que um gato e não se limpam sozinhos. São totalmente dependente de você e o fato de serem tão amorosos e companheiros implica em precisarem de atenção. O custo de criar um cachorro tende a ser um pouco mais alto, pois, são mais gastos (banho, tosa, comida, veterinário, etc). 

Gatos:

Vantagens: A principal: se limpa sozinho. Você pode ficar várias semanas sem dar banho. Fazem coco e xixi na caixinha de areia, e ninguém tem que ensinar isso para eles. São independentes, eles dificilmente vão entrar em depressão se você tiver pouco tempo para ele, o que funciona muito bem pra quem trabalha o dia todo. Também são companheiros e amorosos, e o custo com certeza é bem menor.
Desvantagens: São donos deles mesmos, dificilmente você vai ensinar pra um gato o significado da palavra não. Você pode facilmente ser mordido ou arranhado, as vezes até mesmo pra chamar atenção. Sobem em cima de tudo e isso significa que tudo pode ir pro chão, então deve-se tomar cuidado com vasos e enfeites que quebram. Podem estragar o sofá arranhando e em casas fica difícil controlar o acesso a rua, fazendo com que eles fiquem mais susceptíveis a doenças e brigas.

Belinha e Cookie - Arquivo pessoal
Agora é só escolher o que funciona melhor pra você! 
No caso de querer os dois tente criar eles juntos desde filhotes que aí a adaptação é bem mais fácil. No caso de já ter um gato e pegar um cachorro é normal o gato dar uns tapinhas no cachorro pra mostrar quem manda. No caso de ter um cachorro e pegar um gatinho só deixe eles juntos quando você estiver por perto, pelo menos até você ter confiança total que o cachorro não vai morder o gato. Mas normalmente eles convivem muito bem juntos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...