sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Terra Nova

Origem- Muitos sustentam que o Terra Nova originou-se do Cão de MOntanha dos Pirineus, grande cães brnacos que foram levados para as ilhas de Newfoundland pelos pescadores Bascos. Outra probabilidade seria o Boarhound Francês. No entanto há relatos de que provavelmente os nativos da ilha já criassem cães do tipo Mastim. É certo que este cão forte tenha se desenvolvido em Terranova, Canadá, e lá tenha se adaptado.


Características- Essa raça é especialmente adaptada à natação, possui pelagem grossa e oleosa, relativamente impermeável à água que o protege de longos invernos e das águas geladas que circundam a ilha, uma imensa força física que o permite nadar e arrastando barcos com várias pessoas à bordo até mesmo contra a correnteza, esses cães possuem membranas entre os dedos para aumentar seu impulso na água, grandes pulmões e enorme resistência física ao cansaço.

Até hoje é a raça que se destaca como cão de salvamento na água em todo o mundo. Clubes especializados na raça realizam teste deaptidão para evitar que as qualidades naturais do Terra Nova como salva vidas se percam, esstes testes incluem o resgate de pessoas na água e tração de pequenos barcos. Sua grande força física tambem fizeram dele um bom cão de tração.

A raça é dócil, mansa, paciente e adora crianças. É muito fiel ao dono e adora sua família, é sensível e calmo com temperamento tranquilo e possui um senso de responsabilidade bastante forte, é um salvador por instinto.

Este cão adora água e prefere o frio. Não é um cão de guarda apesar de seu tamanho, que pode assustar quem não conheça a raça, não desconfia de estranhos sendo considerado uma das raças menos recomendada para fazer guarda. A raça é muito inteligente e responde ao adestramento melhor que muitas outras raças.

O Terra Nova é uma raça muito calma mas que necessita de um espaço para se exercitar, podem chegar a 71cm e pesar em média 68 kg, não gosta de ficar só e muito menos preso como qualquer outro cão. Seu pêlo não precisa de muitos cuidados mas deve ser escovado 2 vezes por semana.






Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...