quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Fitoterapia em animais!


Consiste no tratamento de doenças com medicamentos a base de plantas, que são menos tóxicas do que os medicamentos sintéticos e causam menos danos colaterais e agem no organismo estimulando as defesas naturais.

A planta terapêutica é aquela que possui substâncias bioativas com poder curativo ou preventivo. Muitas dessas plantas tem um potencial tóxico e devem ser administradas em doses pequenas para ter o efeito benéfico desejado, por isso a sua indicação deve ser feita por um profissional qualificado.

A fitoterapia propicia o mesmo resultado da terapia sintética em um curto período de tempo, mantendo a qualidade de vida do animal, além de reforçar e aumentar sua imunidade, auxiliando sua integridade física e mental.

Os medicamentos podem ser administrados em forma de chás ou em cápsulas, geralmente feitos em farmácias de manipulação ou específicas de fitoterápicos.

As vantagens de utilizar esse tipo de terapia é que tem um custo mais baixo, efeitos colaterais reduzidos e uma boa eficácia terapêutica garantindo saúde e bem estar ao animal.

Alguns exemplos de fitoterápicos utilizados hoje na medicina veterinária:

  • Neem: combate ao carrapato o desidratando e causando má formação nos ovos:
  • Citronela: é tóxico para todos os estágios das pulgas, é um ótimo repelente;
  • Calendula: cicatrizante, anti-alérgico, antifungico;
  • Aloe-vera (babosa): cicatrizante, hidratante;
  • Camomila: realça os pelos dourados, calmante e cicatrizante;
  • Andiroba: repelente natural, atua como cicatrizante;
  • Erva-de-santa-maria: atua na prevenção das pulgas e verminoses.

Lembrando sempre que a prescrição deve ser feita por um medico veterinário ou profissional qualificado, pois, a eficácia só é garantida quando o uso é feito corretamente.


Até a próxima!! ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...