sexta-feira, 9 de setembro de 2011

COMO CUIDAR DO SEU PEIXE

Olá pessoal, muita gente tem um peixinho em casa mas nem todos sabem dos cuidados que eles necessitam. Peixes são animais muitos sensíveis e precisam de inúmeros cuidados e uma atenção especial.
Aqui vão os principais cuidados que você deve ter com o peixinho:

O Peixe: cada tipo de peixe tem uma necessidade, que vai desde a alimentação com rações especiais até a temperatura ambiente pra ele sobreviver. Então os cuidados começam conhecendo o seu peixinho, você pode ir em uma loja especializada e perguntar para alguém especializado ou mesmo pesquisar na internet, o site Aquarios Online trás informações sobre vários tipos de peixes.

O Aquário: o tamanho do aquario depende da quantidade de peixes que você pretende ter, mas mesmo se for só um peixinho como o Beta, escolha o maior que você puder, espaço nunca é demais. É claro que quanto maior o aquário, maior o trabalho.
O aquário deve ser limpo pelo menos a cada dia, dependendo da quantidade de alga que se formar (a água vai ficando verde). para a limpeza existem sifões eles tiram a sujeira do fundo junto com a água, deve-se tirar metade da água, assim não é necessário tirar os peixes do aquário. têm também esponjinhas para limpar o vidro, mas lembrem-se de nunca usar produtos de limpeza, eles vão intoxicar os peixes. Existem também filtros próprios para aquário, mas mesmo com filtro a sifonagem deve ser feita.

Oxigenação: os filtros exercem também a função de oxigenadores, aquários grandes não podem ficar sem. Esses filtros contém componentes que fazem a limpeza da água e devem ser trocados de acordo com a indicação do filtro. Para a manutenção do filtro deve-se também cuidar do nível da água, se abaixar muito pode queimar o filtro.

Alimentação: peixes comem ração própria, procure a ração certa para a espécie do seu peixe. De aos poucos e tente dar a quantidade certa que eles comem, a ração sobressalente pode acarretar fungos na água, deixando seu peixinho doente.

Aquecimento: como eu falei antes, eles precisam de temperaturas adequadas e como são super sensíveis podem fácilmente morrer de frio. Existem aquecedores próprios onde vc regula a temperatura e ele mantém aquela. Para o verão não há uma solução muito exata, vale colocar saquinhos com gelo para abaixar a temperatura. Para monitorar isso existe termometros que você cola no vidro e ele indica a temperatura da água. Se você mora em um lugar muito quente escolha peixes que se adaptem a temperaturas mais altas. Mas se mesmo assim a água ficar muito quente vale por saquinhos com gelos na água.

Cloro: como a nossa água é tratada e tem cloro, quando trocar a água deve-se pingar desclorificante que é vendido em qualquer loja especializada. A quantidade de gotas vai de acordo com o produto, então leia a bula.

Outros: existem outros produtos que você pode usar pra garantir a saúde do seu aquário como:
- testes de pH: o pH da água é tão importante quanto a temperatura, se monitorar pode evitar que os peixes fiquem doentes. Se estiver muito ácido você pode colocar conchas e pedras que deixam a água mais alcalina. No caso de água estar alcalina existem acidificantes próprios para aquário ou você pode por pedaços de troncos na água.
- antifúngicos, antibacterianos e antiparasitários: também são próprios para aquários, você pode fazer um controle pingando algumas gotinhas sempre que limpar o aquário.

Por hoje é isso, como vocês puderam ver ter peixinhos exige muitos cuidados e atenção. Mas se você não tiver muito tempo disponivel os peixes Betas são bem fortes e vivem bastante, sem contar que como eles vivem sozinhos (geralmente se colocar mais de um em um aquário eles vão brigar por território) podem ficar em um aquário pequeno que não exija tanta manutenção (eles não possuem filtros e nem aquecedores), mas tentem não deixar eles em um locar muito pequeno, os Betas gostam lugares grandes para poderem exercer sua territorialidade. 
Até a próxima!


E UM FELIZ DIA DO VETERINÁRIO! A MELHOR PROFISSÃO DO MUNDO!

Um comentário:

  1. eu queria uma dica de como cuidar do beto meu peixinho de estimação ele n come nada eu ponho uma ração para ele e ele n come e ele ta nadando so de lado estou com medo de perdelo me ajude por favor

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...