quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tratamentos alternativos para doenças comuns!


Olá!!

Como para os humanos, hoje existem tratamentos alternativos também para cães. A acupuntura e a homeopatia são utilizados com frequencia mas ainda pouco conhecidos. Hoje irei esclarecer os princípios de cada um deles e as principais doenças tratadas.

A acupuntura em cães e gatos consiste na aplicação de finíssimas agulhas (descartáveis e estéreis) na pele e até mesmo nos músculos e tem como finalidade estimular pontos específicos do corpo relacionados a cada órgão. É uma técnica milenar e chinesa, onde eles acreditam que a doença é um desequilíbrio, e para a cura dessa doença é preciso liberar a energia concentrada nesses pontos e restaurar o equilíbrio do corpo e da mente. No ponto de vista histológico (tecidualmente) os pontos de acupuntura tem mais terminações nervosas e mais irrigação de artérias e veias, a estimulação desse ponto leva a uma leve inflamação que melhora a circulação e também a liberação de endógenos (substâncias produzidas pelo próprio corpo como a endorfina) causando um alívio da dor. Esses estímulos levam a uma resposta do organismo levando a cura ou o controle da doença.
É indicada no tratamento principalmente de paralisia de membros pélvicos, estimulação do sistema imune, doenças do sistema digestório, respiratório e cardiovascular, entre outras.

A homeopatia é baseada em 4 princípios:
- princípio da semelhança, ou seja, é a administração de um medicamento que em um animal são causou os mesmos sintomas que o animal doente está apresentando, ou resumindo, toda substância que causou certos sintomas é capaz de cura-los.
- Experimentação no homem são: se o individuo que está doente e fizer uso de alguma substância nã
o se saberá se os sintomas são da substância ingerida ou do mal anterior, então alguns sintomas foram colhidos de intoxicações acidentais.


- Medicamento diluído e dinamizado: é o que confere o poder curativo do medicamento, para minimizar o efeito tóxico de algumas substâncias letais elas eram diluidas e agitadas. Basea-se também no princípio da energia vital.
- Medicamento único: após a avaliação de todos os sintomas, é montado um único medicamento que é o que ira curar a doença.



Existem hoje médicos veterinários especializados em homeopatia e que convivem diariamente com os mais diversos problemas. Infelizmente a homeopatia ainda não é muito bem vista na comunidade científica por certas dúvidas de sua eficácia. Mas em casos relatados por vários médicos existe sim a comprovação de sua funcionalidade. A homeopatia veterinária hoje trata diversos problemas como: stress, medo de barulhos altos como trovões, cicatrização, problemas cardíac
os, recuperação após traumas, etc.


Consulte seu veterinário sobre os tratamentos alternativos para o problema de seu cãozinho ou gatinho.

Eu fico por aqui e até a próxima!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...