quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Transporte animal

Para transportar seu animal com segurança e conforto, é importante que o faça em compartimentos apropriados.

Cães e gatos: é importante colocá-los em gaiolinhas onde fiquem bem. Que ela seja apropriada ao seu tamanho (não apertada, nem grande) onde possa se virar e sua portinha deve ser resistente. Cães calmos e comportados, de porte maior, podem ser também transportados com um cinto de segurança apropriado.

Nunca transporte o animal entre seus braços e pernas. É uma infração ao Código Nacional de Trânsito, sujeita a perda de pontos e multa.

No caso de enjôo, dê ao seu bixinho um remédio receitado pelo veterinário!

Animais silvestres: gaiolas são importantes também. Tanto o animal da fauna nacional como o da estrangeira, ao ser transportado, deve estar acompanhado pelo documento que oficializa sua aquisição. "É recomendável também que tenha licença de transporte do Ibama, pois unidades do próprio instituto a exigem", comenta Francisco Neo, do Ibama.

Cavalos: que seja feito em caminhões de carga viva ou trailers, com divisórias e no tamanho ideal para que fiquem estáveis durante a viagem. Com cabrestos, presos, para que não tentem deitar ou andar.

É importante que em qualquer caso, os animais estejam de preferência em jejum para evitar paradas desnecessárias e enjôo, e que os locais de transporte sejam de boa ventilação.

O GTA (guia de transporte animal) é essencial, pois sem ele o animal pode ficar retido pela fiscalização. Eles podem ser obtidos com um veterinário credenciado pelo Ministério da Agricultura.

Se o viajante for um cão ou gato, será preciso apresentar atestado de saúde (conseguido com um veterinário) e carteira de vacinação para obter o documento. O animal precisará de um segundo GTA se fizer a viagem de volta, mesmo que a validade da primeira não tenha vencido. Nesse caso, o acompanhante deve levar consigo a carteira de vacinação, para poder obter o GTA de retorno.



Em viagem internacional, há obrigatoriedade do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).



Sempre manter seu pet hidratado, não deixá-lo muito tempo sem descer do veículo e não parar o transporte no sol com o animal dentro.



Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...