quarta-feira, 27 de julho de 2011

Torção gástrica em cães!


Olá para vocês!

Hoje irei falar de um assunto sério e de uma emergência veterinária: a torção gástrica em cães.
Geralmente acomete animais de porte grande, por terem o "peito fundo" o estômago tem aí mais espaço para movimentação. Os animais de pequeno porte também são acometidos mais é raro. A torção gástrica nada mais é do que o estômago enrolado em si mesmo, o que gera a dilatação do mesmo e o impedimento do fluxo sanguíneo e do conteúdo de ser expelido.
Existem múltiplos fatores que predispoem a essa enfermidade como: o peito profundo, alimentação poucas vezes ao dia e em grande quantidade, animal muito agitado após comer e etc, mas existem medidas de prevenção que funcionam muito bem e evitam isso de acontecer. As medidas são: alimentação várias vezes ao dia e em pouca quantidade,evitar alimentação noturna, impedir o animal de brincar após comer, existem potes feitos hoje para que o cão não coma toda a comida de uma vez e calmamente (quando ele come muito rápido a ingestão de ar é maior), também os pratinhos de comida não devem ser postos no chão para que o cão não se abaixe muito para comer.
Se o seu cão tiver uma torção gástrica ele deve ser levado imediatamente ao veterinário. Mas aí fica a dúvida, como vou saber que ele está com torção? simples, os principais sinais (sintomas) são: inquietação, o peludinho começa a babar, mal-estar, tentativas de vomitar sem êxito, palidez das mucosas (abra a boca do animal e veja se sua gengiva está palida ou então olhe nos olhos, nas pálpebras inferiores), dificuldade respiratória e as vezes perda da consciência. obs: nem todos os cães irão desenvolver todos os sintomas juntos, por isso é prioridade a observação e o encaminhamento ao veterinário, principalmente se o seu bichinho tem um dos fatores predisponentes que eu citei la em cima.
A correção desse problema é feita com cirurgia e muitas vezes o seu bichinho pode perder parte de seu estômago, é normal e ele viverá bem após a cirurgia, com algumas restrições na alimentação.
Antes da cirurgia deve-se corrigir a arritmia cardíaca causada pela compressão feita pelo estômago e também o estado de choque do animal, portanto não se deve tentar ajudar o seu animalzinho em casa, o ideal é ter sempre a mão o telefone de emergência de seu veterinário de confiança.
Não é indicado o acasalamento entre cães que apresentem os fatores predisponentes pois a torção é também um fator genético.
Em cães grandes há também uma cirurgia de prevenção, informe-se com seu veterinário.

Aqui seguem, de acordo com a Purina as 10 raças mais suscetíveis em cães para torção gástrica:

1- Dogue Alemão
2- São Bernardo
3- Weimaraner
4- Setter Irlandês
5- Gordon Setter
6-Poodle Standart
7- Basset Hound
8- Doberman
9- Old English Sheepdog
10- Braco alemão de pelo curto.
Link AJUDE O SOS VIDA ANIMAL
Hoje teremos dois assuntos no mesmo post, porque o SOS VIDA ANIMAL aqui de Londrina está fazendo uma campanha no facebook, então você que tem conta lá pode participar, é simples:

Vá até a página do SOS VIDA ANIMAL no facebook e clique em curtir, escreva no mural Eu ajudo o SOS VIDA ANIMAL e pronto você já ajudou a divulgar o projeto e também irá concorrer a vários prêmios das empresas parceiras.
aqui vai o link: http://www.facebook.com/event.php?eid=231211346918657


Eu fico por aqui e até segunda com mais um cãozinho desamparado e precisando de um lar.

fontes: http://www.dogtimes.com.br/torcao.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...