domingo, 24 de julho de 2011

Raça Shar Pei - Cuidados especiais

Pessoal esta semana recebemos um e-mail de um leitor com questionamentos sobre esta raça, então resolvi fazer este post para esclarecer o que pode ser objetos de dúvida de outros leitores.

A principal característica da raça Shar Pei é o excesso de pele que formam as inúmeras dobras. É exatamente devido a esta característica que esta raça necessita de alguns cuidados especiais. São eles:

Limpeza: as rugas devem estar sempre bem limpas e secas. Devido a facilidade de acumular sujeiras e umidade entre essas dobras, podem surgir problemas de pele, como seborreias e dermatites (descamações e inflamações da pele), que se não tratadas podem evoluir para um câncer. Para que isso não aconteça, fique atento a limpeza, que pode ser feita com auxilio de cotonetes, e após o banho certifique de secar bem com toalha e deixa-lo ao sol ou secar com secador. Outra dica é tomar cuidado com banhos frequentes, eles tiram a oleosidade natural da pele deixando ela mais fraca e propícia a problemas, por isso, recomenda-se banhos de 15 em 15 dias ou mesmo uma vez ao mês.

Entrópio: é o nome que se dá quando as pálpebras e os cílios entram no olho e irritam a mucosa podendo até causar a perda da visão. No Shar Pei isso acontece devido as rugas da cabeça caírem na frente dos olhos o que é muito comum. Para evitar o problema o animal deve ser levado ao veterinário ainda filhote, onde será dado três pontinhos nas pálpebras que irá impedir que caiam rugas na frente dos olhos, criando uma prega. Se isso não for feito quando filhote e o cão adulto apresentar o entrópio deve ser feita uma cirurgia que retira parte da palpebra, pois esta já está desenvolvida e os pontos não resolveriam o problema.


Cio: não chega a ser um cuidado, é mais uma observação. O cio do Shar Pei é irregular e pode demorar a acontecer, não atrai cães de outras raças somente alguns da própria raça o que dificulta os acasalamentos.

Fora isso deve-se ter os cuidados habituais: alimentação adequada, vacinas, vermífugos, local adequado para o animal (com sombra e água fresca), olhar sempre as orelhas e a boca e levar ao veterinário quando notar alguma alteração tanto física quanto comportamental.

Espero ter ajudado. Se alguém tiver mais dúvidas sobre essa raça ou outras, ou, qualquer assunto, pode mandar um e-mail para gente (conscienciapet@gmail.com) ou deixar a pergunta nos comentários mesmo. Faremos o possível para esclarecer.

Fontes:

5 comentários:

  1. Ameei o post, concerteza muitos tem essa duvida!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho dois, que amo dimais, são muito carinhosos e dengosos. E realmente precisam de muitos cuidados.

    ResponderExcluir
  3. Nao se fiem pois nao so atraem como aceitam outras racas

    ResponderExcluir
  4. o meu shar pei estar com mania de se morder, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma filhotes shar pei está c 5 mês,ela não tem pulgas nem carrapatos poré,fica cosando mt e mordendo o q devo fazer? Pq será?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...