sábado, 2 de julho de 2011

OTITE

A otite é uma inflamação do conduto auditivo podendo acometer a região interna, média e/ou externa das estruturas do ouvido, e costuma acometer muito mais cães do que gatos.

Há alguns fatores que predispõe a otite como orelhas caídas e/ou com muitos pêlos como a dos Basset Hounds, Cocker Spaniels, Poodles, pois as orelhas caídas leva à um abafamento dos ouvidos, e quando associado a umidade aumenta as chances de proliferar bactérias, fungos fazendo com que haja um espessamento da parede do ouvido aumentando ainda mais a umidade e abafamento consequentemente a proliferação de bactérias, sendo estes um ciclo constante se não houver uma intervenção médica. Outros fatores que predispõe é a falta de cuidados durante os banhos, deixando que entre água dentro do ouvido do animal, animais que costumam nadar, falta de limpeza dos condutos auditivos.
A otite pode ter diferentes causas como: Bactérias, Fungos, Parasitárias, Seborréica, Umidade e Predisposição racial.

Os principais sinais de um animal como otite é balançar a cabeça com grande freqüência, coceiras, esfregar orelhas na parede (observar as paredes, se estiverem sujas na altura do animal, pode significar que o animal fica se esfregando), dor ao redor da orelha (não deixa ficar manuseando pela dor), mau cheiro, secreção de coloração escura, vermelhidão do canal auditivo e espessamento da pele do ouvido.
Como método de prevenção o ideal é sempre que for dar banhos ou deixar o animal entrar em piscinas por algodão no ouvido do animal para impedir a entrada de água, e fazer limpeza dos ouvidos 1 vez por semana em cães que possuem predisposição a desenvolver otite, e de 15 em 15 dias em cães que não tem tanta predisposição, com produtos que podem ser comprados em pet shop exclusivamente para este fim, e sempre que realizar a limpeza observar se não há alguma alteração nos ouvidos, se observar alguma alteração leve seu animal ao veterinário.

Sempre antes de iniciar um tratamento o ideal é identificar a causa do problema, para que haja uma melhor resolução do caso. Em alguns casos apenas a limpeza dos ouvidos soluciona o problema, mas em outros casos é necessário uma intervenção medicamentosa, ou até mesmo procedimentos cirúrgicos, e cabe ao médico veterinário decidir qual o melhor procedimento a seguir.
Esta afecção se não tratada apropriadamente pode causar sérias complicações como problemas neurológicos, e até uma infecção generalizada.

Então se notar algum dos sinais de otite no seu animal, vale a pena levá-lo a veterinário, para que este possa examinar adequadamente e realizar exames complementares se necessário para então dar o diagnóstico e tratamento correto.

ai vai um vídeo para aprender como limpar o ouvido do seu cão;


Referências:
Cpt cursos presenciais
Dog dicas.
Otite um problema que gera bastante sofrimento ao animal.

Foto: arquivo pessoal.
Video: dicasveterinarias - youtube.

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...