sábado, 23 de julho de 2011

Incontinência Urinária

A incontinência urinária é quando o animal não consegue controlar a bexiga, urinando involuntariamente. Quando o animal tem incontinência o cão anda gotejando urina, é comum ter manchas de urina nos pêlos, assaduras.

Este problema pode ter diferentes causas, sendo importante defini-la, já que pode ser apenas um problema comportamental ou mais grave como problema neurológico.

Muitas vezes cães filhotes ainda apresentam dificuldade de controlar a musculatura da bexiga, e então quando ficam agitados acabam urinando.

Há também os cães submissos, que sempre que se sentem acuados urinam, mas urinam por medo. Para estas duas situações citadas, é necessário que o proprietário tenha paciência, afinal não é brigando com o cão que o problema será solucionado, e sim com alguma técnicas que podem ser empregadas tanto para diminuir a agitação do filhote, e em casos dos cães submissos fazer com que o cão se sinta mais amparado, e que faz parte da matilha.

Outras causas são as patológicas como em casos de cálculos uretrais, que obstrui a passagem de urina deixando a bexiga tão distendida que leva a um gotejamento de urina.

Neurológica: podendo ser causada por lesões na medula espinhal (trauma), síndrome da cauda eqüina, já que os nervos que inervam a musculatura da bexiga saem da região lombar e sacral.

Incontinência geriátrica: ocorre pela diminuição da capacidade vesical e também pela diminuição da mobilidade dos cães idosos.

Se observar que seu animal esta apresentando incontinência urinária leve-o ao veterinário, para que possa identificar a causa e assim aplicar o melhor tratamento.

Referências:

Dog Times

Foto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...