segunda-feira, 6 de junho de 2011

Medicamentos inofensivos?


Alguns medicamentos que são utilizados frequentemente na medicina humana, não devem ser administrados para cães e gatos, afinal existem muitas diferenças no metabolismo dos animais com a dos humanos, e até mesmo diferenças no metabolismo entre cães e gatos, como diferenças no volume sanguíneo (cães 90ml/kg e gatos 70 ml/kg), enzimas, particularidades raciais (como no caso dos Collies que não deve ser administrado as ivermectinas), entre outras.

Um bom exemplo de medicamento que não deve ser dado para ambas espécies são os medicamentos a base de DICLOFENACO (Cataflan®, Voltaren®), pois estes animais não possuem as enzimas necessárias para metabolizar esse medicamento, podendo causar úlceras e perfuração gástrica e intestinal, podendo até levá-los a morte.
PARACETAMOL (Tylenol® Buscopan Plus®) é um analgésico extremamente tóxico para gatos, levando a um quadro de salivação excessiva, mucosas pálidas, letargia e depressão, e leva também a uma alteração na hemoglobina (transporta oxigênio) para uma forma denominada metemoglobina que não consegue captar oxigênio, além de formar corpúsculos de Heinz e causar hemólise intravascular, fazendo com que o animal apresente edema de face, cianose (mucosa e língua azulada), hiperpnéia, podendo sobrevir à morte. Em cães esse medicamento deve ser utilizado com cautela.
ÁCIDO ACETILSALICILICO (Aspirina®, AAS®, Melhoral®) é outro fármaco contra indicado para gatos, e deve ser utilizado com cautela para cães, pois principalmente os gatos possuem extrema dificuldade em metabolizar esse medicamento, então se administrado em dose errada o medicamento pode ficar por muito tempo no organismo do animal, podendo também levar a um quadro de intoxicação, apresentando anorexia, depressão, hiperpnéia, vômito e salivação excessiva, e em casos mais graves hipertermia, severa gastroenterite hemorrágica, ataxia, nistagmo, anemia, convulsões, e óbito em poucos dias.
COMPOSTOS FENÓLICOS (Dipirona®) os gatos são muito sensíveis a medicamentos a base de compostos fenólicos, pela dificuldade de metaboliza-los, e o acúmulo desta substância no organismo leva ao acúmulo de quinonas tóxicas, levando a formação de metemoglobinas, acometendo a oxigenação dos órgãos.

Estes são apenas algumas das drogas contra-indicadas para cães e gatos, a dose é outro fator de grande importância, pois medicamento certo com dose errada pode também levar a quadro de intoxicação, comprometendo ainda mais a saúde do animal. Antes de medicar seu bichinho de estimação, lembre-se que você pode estar ajudando a piorar o quadro dele.
Então sempre que necessário leve seu animal para uma visita ao veterinário, para que não haja problemas!

Valeu, até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...