quinta-feira, 21 de junho de 2012

Paralisia de laringe em equinos


Uma das afecções mais comumente encontradas na laringe é a hemiplegia laringeana, conhecida também como: neuropatia laringeana recorrente, paralisia da laringe, “cavalo roncador” ou “chiador”. É um distúrbio em que há paralisia incompleta ou total da musculatura da laringe impedindo a abertura e o fechamento eficaz das cartilagens aritenóides. Como consequência desta paralisia, os animais apresentam sinais clínicos de ronco ao trote ou galope e em casos mais severos pode ocorrer hipóxia.
Na maioria dos casos não existe uma causa conhecida para a paralisia laringeana, chamada de Hemiplegia Laringeana Idiopática. A maior parte dos casos clinicamente detectáveis acomete o nervo laríngeo recorrente esquerdo, mas pode acometer o direito também, embora em menor grau.
Prováveis causas da paralisia de laringe:
- Compressão ou estiramento mecânico do nervo laríngeo recorrente esquerdo ao passar pelo arco-aórtico.
- Neuropatias induzidas por vírus ou bactérias.
- Deficiências vitamínicas.
- Secundariamente a infecções perivasculares ou perineurais.
- Intoxicação por carrapaticidas, envenenamento por chumbo, micose nas bolsas guturais, neoplasias, acidentes traumáticos na região do pescoço.
O nervo laríngeo recorrente é o responsável pela inervação de grande parte de estruturas anatômicas. A compressão ou lesão neste nervo ocasionará uma movimentação deficiente das cartilagens aritenóides, levando a uma diminuição do fluxo de ar.
A apresentação clínica se dá especialmente pela queda no rendimento desportivo e pelo ruído durante o exercício e o diagnóstico é feito por meio do histórico, exames físico e endoscópico das vias aéreas. A endoscopia é essencial e conclusiva para um diagnóstico preciso, sendo realizada em três momentos: com o animal em repouso, durante e logo após o exercício.
A Hemiplegia Laringeana Idiopática pode ocorrer em diferentes graus.
Grau I - aparência de assimetria como um artefato, devido à posição do endoscópio.
Grau II - a maioria dos movimentos são simétricos com abdução total. A sincronia ou atraso na abdução pode ser vista, principalmente, na aritenóide esquerda.
Grau III - assimetria, porém com plena abdução
Grau IV - assimetria é marcada, não há plena abdução, mas alguns movimentos estão presentes.
Grau V - Hemiplegia verdadeira – assimetria marcada com ausência de movimento do lado afetado e não há resposta ao “Slap Test”
O tratamento de eleição na maioria dos casos é cirúrgico. Em animais atletas, geralmente é instituída uma técnica cirúrgica específica que irá reduzir o ruído e melhorar o fluxo de ar para melhorar o rendimento do animal durante o exercício. Porém, em casos em que o cavalo é atendido precocemente, pode ser instituído um tratamento conservador, o qual dependerá da causa primária da lesão.
Complicações e erros cirúrgicos podem ocorrer, por exemplo, a cartilagem retornar à posição original e assim o animal volta a roncar.
O prognóstico deve ser considerado reservado, uma vez que o animal pode ter seu desempenho atlético comprometido, mas isto depende muito do nível de atividade desempenhada pelo animal.

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...