quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Rio, O Filme

Para essas férias, recomendo a toda família o desenho “Rio, O Filme”.

Muito fofo, a história é sobre uma ararinha-azul macho, chamada Blu que é capturado da floresta e vai para o comércio os Estados Unidos, se perdendo no caminho e sendo encontrado por uma garotinha que vira sua dona, a Linda, e eles viram grandes amigos por muitos anos.

O filme continua mostrando uma cena 15 anos depois, de Linda acordando com Blu em sua livraria, onde um cientista do Rio de Janeiro chamado Túlio entra e diz que o animalzinho é o último macho das espécies de ararinha-azul, e que precisa levá-lo até o Rio de Janeiro, onde há a última fêmea, para fazer eles acasalarem e preservar a espécie. No início ela rejeita a proposta, mas depois pensa melhor e resolve partir para o Rio de Janeiro.

O restante da história se passa na cidade do Rio de Janeiro, onde eles vivem grandes aventuras!

E abaixo segue um pouco de informação sobre a espécie protagonista, tão ameaçada de extinção no planeta.


A ararinha-azul é uma das espécies mais ameaçadas de extinção do planeta devido à destruição de seu habitat e, principalmente, pelo tráfico ilegal desses animais. Existe atualmente apenas um exemplar em liberdade, vivendo no Brasil, e outros 70 em cativeiro espalhados pelo mundo, sendo 2 desses no zoológico de São Paulo.Apesar de serem um casal, nunca tiveram filhotes.

Sua dieta consiste principalmente de sementes e o período de reprodução está associado a época das chuvas. Mede de 55-60 centímetros de comprimento, possui uma envergadura de 1,20 metros e pode pesar de 286 a 410 gramas. A plumagem possui vários tons de azul, o bico é inteiramente negro, os olhos são amarelos e as fêmeas menores que os machos.

Informações sobre a ecologia e comportamento da ararinha são limitadas, já que as pesquisas só começaram na década de 80, quando somente três indivíduos restavam na natureza.

A ararinha-azul é classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) como "em perigo crítico" (possivelmente extinta na natureza) e pelo Ministério do Meio Ambiente como extinta na natureza desde 2002.

Em 1990 o Governo Brasileiro criou o Comitê Permanente para Recuperação da Ararinha-Azul (CPRAA), que é composto por várias entidades e pesquisadores (até mesmo internacionais).

Em 1991, o CPRAA criou o PROJETO ARARINHA-AZUL, com a finalidade de estudar a ave em seu habitat natural, buscando preservar as áreas em que ela vive e conscientizar as pessoas sobre a importância disso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ararinha-azul

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_%28filme%29

http://www.ararinha-azul.vilabol.uol.com.br/index2.htm

sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal!


Nós, do Consciência Pet, desejamos a todos vocês um Natal repleto de felicidades!
Que Deus abençoe a cada um e seus animaizinhos continuem com muita saúde e paz!
FELIZ NATAL!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Animais não são presentes!



O Natal chego
u, e com ele, o costume da troca de presentes! Com certeza, ao perguntar principalmente para crianças o que elas querem, a resposta é: UM BIXINHO DE ESTIMAÇÃO!
Pessoal, tenham a consciência de que ANIMAIS são bem diferentes de PRESENTES! Ao adquirir um bixinho, você estará adquirindo gastos e responsabilidades. A imagem do animalzinho lindo, cheirozo e
pequenininho saindo da caixa pode até ser bem agradável, mas eles crescem, latem, fazem cocô e xixi!
Animais são seres vivos e totalm
ente dependentes. Eles dependem de nós para se alimentar, tomar banho, água, carinho, passeio, higiene e saúde. E, usualmente, esses detalhes gastam dinheiro e tempo!




Criadores também aproveitam a data para se desfazer de ninhadas indesejáveis e lucrar! E essa forma, acredito, é a pior de todas pois nem todo mundo deseja um animal.
Nos finais de ano os abrigos ficam lotados. O motivo para isso são as viagens de fim de ano que, mesmo com hotéis para animais, as pessoas os largam nas ruas por causa do gasto.

Então, se você for adquirir um animalzinho ou dar um de presente, pense muito bem. A responsabilidade é toda do dono!




sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Mulher espanca Yorkshire até a morte.



Com certeza a maioria de vocês já viu o vídeo do cachorrinho sendo espancado pela enfermeira Camila Côrrea de Formosa - GO. Para quem não viu, eu não aconselho ver, as imagens são realmente fortes.

O vídeo provocou clamor público e já foi iniciada uma campanha no Facebook pedindo a prisão da mulher. Foi feita também uma Petição Pública para denunciar o crime, ela será encaminhada a autoridade responsável e julgada.

Apesar de o vídeo ter parado na internet essa semana, o inquérito policial para apurar o ocorrido foi aberto no dia 21 de novembro. A delegacia de Goiás recebeu o vídeo no dia 13 de novembro. A enfermeira foi chamada à delegacia e apareceu junto com seu advogado que afirmou que Camila teve uma crise nervosa no dia em que cometeu o crime contra o animal. Além da violência contra o cachorro, está sendo investigado também se há violência contra a filha de Camila de apenas 3 anos de idade, que assistiu todo o espancamento.

Infelizmente a lei contra contra crimes ambientais que poderia penalizar a mulher é branda:

Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:

Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.

§1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.


§2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.


Como a pena máxima é de um ano, muito pequena, caso ela seja condenada a detenção, a pena vai acabar sendo transformada em dias multa, onde seria estimado um valor para cada dia de prisão e ela pagaria. Isso porque provavelmente ela não têm antecedente criminal. Então, de acordo com a nossa lei, se ela pegar a pena máxima pelo crime cometido, o máximo que vai acontecer a mulher é perder um bom dinheiro.

É por causa deste tipo de crime, e da falta de punição necessária que foi criado a petição Lei Lobo, que clama por uma lei mais séria, onde seja feita realmente justiça aos crimes contra animais.
A petição pede:

1)Repudiar veementemente o recente assassinato do cão Lobo, que foi brutalmente arrastado por um veículo dirigido por seu dono e não resistiu aos ferimentos e ontem faleceu. 

2)Exigir mudança nas leis atuais para que tenhamos punições mais SEVERAS, mais justas, nos casos abaixo de: 
• Maus-tratos aos animais 
• Abandono aos animais 
• Mortes com ou sem dolo dos donos 

Este movimento propõe o abaixo-assinado para mostrar o tamanho desta indignação. Com as assinaturas em mãos, este manifesto será entregue às autoridades competentes do Executivo, Legislativo e do Judiciário, bem como o Ministério Público. 


A petição já está em Brasília e esperamos que esse crime seja a gota d'agua que falta para a Lei Lobo sair.

Quanto a enfermeira, não acho que há crise nervosa que justifique seus atos, espero que ela pague pelo crime que cometeu e sinceramente que não deixem uma pessoa tão fria e cruel educar uma criança. Não entendo também como uma pessoa dessa pode exercer uma profissão tão nobre como é a de enfermeira, ela não é digna de tomar conta de nenhum ser vivo e não devia ser habilitada pelo COREN (Conselho Regional de Enfermagem) para praticar esse tipo de função. Além de todas as penalidades que decorrem de seu ato, ela deveria também perder a licença de enfermeira. Já que um ato desses vai contra todo o significado de enfermagem - a arte de cuidar.

Vamos esperar e torcer para que a justiça seja feita. 

Fontes:


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Testes em animais

Testes em Animais: Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção (dissecação de animais vivos para estudo).

Certas drogas como Talidomida, DES, vacina contra raiva e pólio tiveram efeitos diferentes em animais e humanos, causando grandes problemas e atrasos em sua evolução. Existem inúmeras métodos substitutivos eficientes e eficazes que podem e já estão sendo usados nessa área.

Quando um medicamento chega ao mercado, são os consumidores as primeiras cobaias de fato, independentemente da quantidade de testes conduzida previamente em animais pois pertencem a uma diferente espécie.

A abolição total dos testes em animais depende única e exclusivamente de nós consumidores, podendo escolher os produtos não testados em animais. Nós devemos pressionar e exigir o fim da utilização de animais pelas empresas que ainda insistem em utilizar esse método retrógrado, ineficiente e cruel. Mas, mais importante ainda, é fazer com que as indústrias saibam do nosso descontentamento com seus métodos de pesquisa. Não adianta parar de usar um produto sem comunicar a empresa sobre as razões que motivaram essa decisão. Como consumidores, devemos exigir que nossas dúvidas sejam devidamente sanadas, uma vez que toda e qualquer empresa tem o dever de nos informar sobre o produto que estão vendendo, desde a matéria prima, fabricação, até os testes.

Aqui vai um site para as pessoas interessadas, onde estão fazendo uma petição para que seja abolido o uso de testes de cosméticos em animais na Europa. Assine e faça sua parte, caso esteja interessado!

Site da petição: http://www.nocruelcosmetics.org/the_facts.php

+ em: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/#Os%20Testes%20Mais%20Comuns

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...